Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

quarta-feira, 20 de abril de 2011

"DECIFRA-ME OU EU TE DEVORO"


"Decifra-me ou eu te devoro." Trata-se de um desafio que a Esfinge de Gizé (localizada perto da grande Pirâmide de Queóps, na extremidade do planalto de Gizé, no norte do Egito). Com a frase acima desafia Édipo, para salvar uma cidade subjugada por uma esfinge (monstro mitológico) que ameaçava o povo de fome e de peste, Édipo teria que resolver o enigma proposto por ela: "Decifra-me ou eu te Devoro". Até então, o FC Barcelona vinha sendo este monstro mitológico, devorando todos os adversários que cruzavam o seu caminho.

O Real Madrid CF, treinado por José Mourinho (um grande estrategista) após ter perdido a partida do primeiro turno do Campeonato Espanhol no Camp Nou por 5 X 0, empatado no último sábado no Santiago Bernabéu em partida válida pelo returno do Campeonato Espanhol por 1 X 1, hoje pela decisão da Copa do Rei da Espanha 2010/2011, José Mourinho decifra o FC Barcelona e leva o Real Madrid CF ao título após 18 anos de espera. Com uma escalação tida pelos meios de comunicação como defensiva, o Real Madrid CF abdicou de um atacante de referência e venceu o FC Barcelona com um gol de Cristiano Ronaldo aos 13 minutos do primeiro tempo da prorrogação, num contra-ataque mortal para a defensiva do FC Barcelona.

O que pude observar hoje na transmissão do jogo, foi que o comentarista, não conhece o Modelo de Jogo de José Mourinho, que em todas as equipes por onde passou tem o seu ponto forte na Transição Ofensiva, onde em alguns segundos, consegue sair do seu campo defensivo em direção a baliza contrária e quase sempre finalizar em gol com o seu adversário (quase sempre) desorganizado defensivamente.

Mourinho relata após o jogo sobre seu sistema, ou melhor dizendo Modelo de Jogo:

"Se eu lesse muito os jornais, eu jogaria com seis atacantes hoje. Mas não mudei de ideia, não coloquei seis atacantes e joguei como pensamos que deveríamos jogar. Na minha opinião, uma grande equipe de futebol não precisa apenas ter boa posse de bola, pode ter uma boa cobertura nas laterais, bom contragolpe, boa finalização, outras coisas".

Muitas pessoas relatam que tem que existir um futebol bonito, ou como ouço por aí, o Futebol Arte, por isso José Mourinho, também chamado essa semana por uma lenda do futebol, de não ser um treinador de futebol, mas ser um treinador de títulos. Mas, pergunto: futebol não é resultados?

Existem várias formas de jogar futebol, cada treinador tem a sua. E na minha opinião, a melhor é aquela que ganha títulos.



    P.S.: eu não me lembro de qual foi a última partida do FC Barcelona sem marcar um gol se quer! Mourinho decifrou a equipe catalã, anulou as suas melhores peças e levou o título. Lembrando que, faltam mais dois clássicos pela semi-final da UEFA Champions League. Podemos analisar mais questões sobre o futebol nesses dois jogos.  


domingo, 17 de abril de 2011

CRAQUES DE 12 ANOS


Nos últimos anos, os clubes de futebol estão contratando jogadores cada vez mais jovens. De fato, pode-se dizer que foi criado um mercado paralelo de futuros jogadores. Diante da inflação do preço de transferências de jogadores já consagrados, dedicaram-se muitos esforços a criar redes de observadores espalhados por todo o mundo com o objetivo de detectar e captar jovens talentos para depois terminar de formá-los. 

Se analisarmos, com que idade é possível distinguir um jogador que tem possibilidades de chegar a ser um jogador profissional? A partir dos 12 anos.

Contratar um menino de 12 anos pode ser um investimento muito lucrativo pensando em uma transferência, especialmente em alguns países. Segundo Soriano (2010):
"No Brasil, em Porto Alegre, vi um defensor promissor com um agente que ficava com metade dos direitos econômicos por toda sua carreira esportiva em troca de uns poucos reais, uma cesta básica semanal (farinha, arroz, feijão, açúcar e ovos) e a passagem de ônibus para ir treinar."
O autor relata que, na Europa, a realidade é bem mais complicada. Adquirir os direitos de um jogador menor significa ter a necessidade de contratar advogados muito preparados, capazes de elaborar esquemas complexos para romper contratos que unem os meninos a seus clubes e simular o traslado da família ao país do clube comprador e transfer de milhões de euros. A fronteira entre futebol profissional e futebol amador está traçada de maneira bastante nítida: até os 16 anos não se pode assinar contrato profissional com nenhum jogador; dos 16 aos 18 anos podem-se assinar contratos de três anos de duração no máximo, e, a partir dos 18 anos, podem-se assinar contratos de trabalho normais. Apesar disso, esta fronteira ficou diluída a partir do momento em que, para conseguir os serviços dos talentos mais jovens, se forçou a prática amadora até desvirtuá-la. Assim, os clubes que querem contratar um jogador menor o que fazem, na verdade, é contratar o pai, oferecendo-lhe um emprego na cidade do time comprador, e este, obrigado a mudar de domícilio, apela ao direito de reagrupamento familiar para levar o seu filho.

Lembrando que, o Messi foi contratado pelo FC Barcelona aos 12 anos.

Referencia

SORIANO, Ferran. A bola não entra por acaso: estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol. São Paulo: Larousse do Brasil, 2010.  

  

domingo, 10 de abril de 2011

JOGO PARA A FINALIZAÇÃO

Princípio: Preparação para a Finalização

Sub-Princípio: Momentos da Finalização

Complexidade: 2 (Média)

Objetivo: Utilização dos espaços/passe

Adaptação Biológica: Mobilidade Específica

Materiais: Discos, coletes e bolas

Descrição

Número de jogadores 12 (3:2 em cada espaço demarcado + 1 coringa + 1 goleiro) Dimensões: 1/3 campo

Jogo específico 3:2 em cada espaço demarcado. A equipe em superioridade numérica tem que realizar três passes com a oposição dos dois defensores, dentro do espaço demarcado, para depois realizar um passe para a entrada da área penal para a finalização de primeira do coringa que está pronto para a finalização. O jogo segue no outro espaço demarcado, sempre assim, uma finalização, com a bola vinda de cada espaço por vez.


domingo, 3 de abril de 2011

PRINCÍPIO DA "DESMONTAGEM" E HIERARQUIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE JOGO


Dentro de um Modelo de Jogo Construído (MJC), temos vários princípios para serem trabalhados durante os treinos. Segundo BRITO (2003) apud CASARIN e OLIVEIRA (2010), os princípios de jogo são linhas orientadoras básicas que coordenam as atitudes e comportamentos táticos dos jogadores quer no processo ofensivo, quer no processo defensivo, bem como nas transições.

Segundo CASARIN e OLIVEIRA (2010), assim, entra o conceito de desmontagem e hirarquização dos princípios para eleger alguns objetivos particulares a serem trabalhados. Nesse preceito, devemos entender que apesar da supervalorização de alguns princípios o sistema de interação se mantém. Em cima disso, os princípios são hierarquizados e desmontados para uma melhor compreensão didática dos participantes do processo, sendo que a essência do jogo e do jogar da equipe não são alteradas, apenas particularizadas.

 INTEGRIDADE INDISSOCIÁVEL DO JOGO
|
|
REDUÇÃO EM ESTRUTURAS COMPLEXAS
(REDUZIR SEM EMPOBRECER)
|                                |
                      PRINCÍPIO DE JOGO     MOMENTOS DO JOGO  

Os autores seguem explicando que, basicamente o que este princípio metodológico defende é uma "simplicação da estrutura complexa do jogo" e uma constante relação construtiva aliceraçada em fundamentos táticos progressivamente mais complexos com a finalidade última de contruir/consolidar o modelo de jogo construído (eu prefiro construído ao invés de adotado). É a aquisição progressiva de vivências práticas de jogo que permitem um aumento da complexidade dos movimentos coletivos, até porque ao mais alto nível a relação qualidade/complexidade é muito próxima. Hierarquizar pressupõe também distinguir entre si os princípios mais e menos importantes em determinada  situação/exercício, pois só assim nos é possível intervir coerentemente e seguir um linha orientadora clara.

Segundo GOMES (2006), o desenvolvimento do [jogar] compreende uma relação Específica entre os princípios dos vários momentos de jogo. Contudo, estes grandes princípios de jogo são constituídos pela articulação dos sub-princípios, sub-princípios de sub-princípios e sub-sub-sub-princípios. 

No sentido de esclarecer esta ideia, imaginemos uma equipe em momento ofensivo desenvolve como princípio de jogo a manutenção da posse da bola através da sua circulação em amplitude (largura). Este é um grande princípio de jogo porque contempla a globalidade da equipe no momento ofensivo.

No entanto, este grande princípio resulta das interações individuais, grupais, setoriais e intersetoriais dos jogadores. Deste modo, o referido princípio manutenção da posse da bola em amplitude concretiza-se numa relação Específica dos jogadores como por exemplo, entre os defesas, entre a linha de meio-campo e os atacantes, entre o setor de defesa e o setor de meio. E por isso, o grande princípio de jogo é constituído porum conjunto de sub-princípios, de sub-princípios de sub-princípios e sub-sub-sub-princípios que se referem às relações mais particularizadas entre os jogadores na concretização desse princípio.

Referências

CASARIN, Rodrigo Vicenzi., OLIVEIRA, Raúl. Periodização Táctica: princípios estruturantes e erros metodológicos na sua aplicação no futebol. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 15 nº 144 - Mayo de 2010.

GOMES, Marisa Silva. Do Pé como Técnica ao Pensamento Técnico dos Pés dentro da Caixa Preta da Periodização Táctica - Um Estudo de Caso. Monografia de Licenciatura realizada no âmbito da disciplina de Seminário, Opção de Futebol. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Porto, 2006  
                              




domingo, 20 de março de 2011

ANÁLISE DE DUAS VARIÁVEIS OBSERVADAS NO JOGO DO FC PORTO

Hoje observando o jogo FC Porto vs Académica de Coimbra pelo campeonato português 2010-2011, resolvi fazer uma análise de duas variáveis do jogo aplicado pelo FC Porto durante este confronto.

São elas:
  • Passes Errados (PE)
  • Interceptações (I)
Procurei identificar em que setor do campo ocorreriam o maior número de Passes Errados (PE) pela equipe do FC Porto e, em qual setor do campo ocorreriam maior número de Interceptações (I) e, qual há influência dessas duas variáveis para o resultado final do jogo?

Para isso, me baseie na Dissertação de Mestrado do Professor Rodrigo Leitão "Futebol - Análises qualitativas e quantitativas para a verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo". Escolhi o FC Porto, por ser o líder do campeonato português, estar invicto na competição e possuir o treinador André Villas Boas, ex-adjunto de José Mourinho.

Para isso, usei as mesmas marcações que o Professor Rodrigo Leitão no campograma, mas com uma nomenclatura diferente.


Onde:
  • SD = Setor de Defesa
  • STD = Setor de Transição Defensiva
  • SMD = Setor de Meio Defensivo
  • SMO = Setor de Meio Ofensivo
  • STO = Setor de Transição Ofensivo
  • SO = Setor Ofensivo
As variáveis observadas Passes Errados (PE) e Interceptação (I) do primeiro tempo estão em azul e do segundo tempo estão em amarelo. Também está colocada o número de finalizações e de que setores elas ocorreram (lembrando que, só são da equipe FC Porto).

O primeiro tempo terminou FC Porto 0 X 1 Académica de Coimbra:

O gol da Académica se origina de uma bola perdida no STO e oportuniza um contra-ataque fatal contra a equipe do FC Porto. No primeiro tempo o setor que privilegiou o maior número de Passes Errados (PE) para a equipe do FC Porto foi o STO com 16 Passes Errados. E o setor que privilegiou o maior número de Interceptações (I) foi o STD com 13 Interceptações. O que indica que o FC Porto, errou muitos passes na hora de concluir para as finalizações (famoso último passe) e, em consequência disso, interceptou mais bolas próximas ao seu gol. Talvez por isso tenha perdido o primeiro tempo por 1 X 0.

No segundo tempo, o setor que privilegiou o maior número de Passes Errados (PE) foi o SMO com 18 e as Interceptações (I) continuaram sendo o STD com 11. Mas agora, o FC Porto, interceptou 9 bolas SMO e conseguiu fazer dois gols por causa dessas bolas interceptadas neste setor do campo e duas bolas no STO que originou um outro gol. E a diminuição de Passes Errados (PE) no STO caiu para 6 apenas. Com isso, o FC Porto melhorou a qualidade de passes próximo há área adversária e converteu em gol as chances que obteve, através de uma marcação mais alta no campo de jogo, o que dificultou a saída de jogo do Académica de Coimbra. 

Placar final do jogo FC Porto 3 X 1 Académica de Coimbra. O FC Porto segue líder invicto da competição com 13 pontos a frente do Benfica e se enfrentam no próximo dia 03 de abril, se o FC Porto vencer será campeão português por antecipação.

Referência

LEITÃO, Rodrigo Ap. Azevedo. Futebol - Análises qualitativas e quantitativas para a verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo. Dissertação de Mestrado apresentada na Unicamp em 2004.  



sexta-feira, 18 de março de 2011

FUTEBOL: aspectos neurobiológicos


Todos nós sabemos que, quando tratamos de aprendizado este aprendizado ocorrerá no cérebro! Isto tem me chamado a atenção. Pois quando o assunto é o Futebol, parece que esta regra não entra nas discussões. Só ouço falarem em parte física, técnica e tática (esta última, mais no acaso, do que com propriedade). Pois bem, cadê o aprendizado referente ao cérebro!

Desta forma, seria conveniente estudarmos mais sobre dois assuntos (ou desafios) que são:
  • "Aprender a Aprender" e;
  • "Aprender a Ensinar".
Aprender é tecer possibilidades de transformação de si e do mundo ao redor, estabelecer prioridades e encontrar soluções para as mais diversas questões do treinamento moderno sobre o Futebol.

E o ensinar? Será que estão ensinando o Futebol certo?



Durante alguns anos pensou-se que o cérebro era estruturado por várias áreas que atuavam isoladamente nas diferentes funções cerebrais. No entanto, com o desenvolvimento do conhecimento e das técnicas de investigação verificou-se que este argumento da frenologia não era válido.

Por isso, António Damásio (1994) apud Gomes (2006) refere que "podemos agora dizer com segurança que não existem 'centros' individuais para a visão, para a linguagem ou ainda para a razão ou comportamento social" e afirma que, "o que na realidade existe são 'sistemas' formados por várias unidades cerebrais interligadas". Assim, reconhece que as várias regiões mantém uma relação  íntima e constante nos processos de raciocínio e de tomada de decisão.

O aprendizado referente ao cérebro significa que, o fluxo de informação provenientes dos sentidos e a interação dinâmica e constante com o meio determinarão, a seguir, como o cérebro irá se desenvolver, isto é, que sinapses iremos formar, para o que vamos aprender e que talentos desenvolveremos.

Nessa linha, quero dizer que além das três componentes mais famosas que já foram citadas (física, técnica e tática) [está ordem é para muitos a ideal, para mim a tática vem em primeiro lugar, depois a técnica e por último a física] temos que ter um modelo de ensino (metodologia) para a compreensão do jogo. Por que, eu acredito, que o que eu conheço (entendo para que serve) fica mais fácil aprender. E nesse aprender, estará o colocar em prática durante as partidas. Assim desta forma, poderemos promover jogadores com mais identificação com aquilo que estão fazendo e terão mais prazer na sua execução.

E a Abordagem Sistêmica se bem conduzida pode oportunizar isso.

Referência

GOMES, Marisa Silva. Do Pé como Técnica ao Pensamento Técnico dos Pés dentro da Caixa Preta da Periodização Táctica - Um Estudo de Caso. Monografia de Licenciatura realizada no âmbito da disciplina de Seminário, Opção de Futebol. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Porto, 2006.

domingo, 13 de março de 2011

JOGO PARA POSSE E CIRCULAÇÃO DA BOLA EM AMPLITUDE

 Princípio: Posse e Circulção da bola

Sub-Princípio: Equilíbrio Posicional: Amplitude

Complexidade: 3 (média alta)

Objetivo: Dar largura ao campo na circulação da bola; desenvolver a progressão apoiada da bola; criar situações de finalização de cabeça

Tempos: 6 X 8'                            Rec.: 2'

Adaptação Biológica: Resistência Específica

Materiais: Discos, coletes, cones e bolas

Descrição

Número de jogadores 22 (10:10 + 2 goleiros) Dimensões: 3/4 de campo

Jogo específico 10:10. A equipe de posse de bola procura sempre a progressão no campo de jogo de forma segura. Os zagueiros devem dar a máxima amplitude e procurar realizar triângulos com os volantes e os alas (para facilitar a circulação da bola), só por isso podem entrar no espaço demarcado! Quando a bola chegar no ala, este terá total liberdade no seu corredor para fazer o cruzamento na área. A equipe defensora tentará ficar compacta e fechar os espaços (marcar alto). Quando a bola chegar no ala, os dois atacantes defensores devem ficar na linha do meio-campo para facilitar a transição. Os zagueiros são estruturas fixas