Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

domingo, 3 de abril de 2011

PRINCÍPIO DA "DESMONTAGEM" E HIERARQUIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE JOGO


Dentro de um Modelo de Jogo Construído (MJC), temos vários princípios para serem trabalhados durante os treinos. Segundo BRITO (2003) apud CASARIN e OLIVEIRA (2010), os princípios de jogo são linhas orientadoras básicas que coordenam as atitudes e comportamentos táticos dos jogadores quer no processo ofensivo, quer no processo defensivo, bem como nas transições.

Segundo CASARIN e OLIVEIRA (2010), assim, entra o conceito de desmontagem e hirarquização dos princípios para eleger alguns objetivos particulares a serem trabalhados. Nesse preceito, devemos entender que apesar da supervalorização de alguns princípios o sistema de interação se mantém. Em cima disso, os princípios são hierarquizados e desmontados para uma melhor compreensão didática dos participantes do processo, sendo que a essência do jogo e do jogar da equipe não são alteradas, apenas particularizadas.

 INTEGRIDADE INDISSOCIÁVEL DO JOGO
|
|
REDUÇÃO EM ESTRUTURAS COMPLEXAS
(REDUZIR SEM EMPOBRECER)
|                                |
                      PRINCÍPIO DE JOGO     MOMENTOS DO JOGO  

Os autores seguem explicando que, basicamente o que este princípio metodológico defende é uma "simplicação da estrutura complexa do jogo" e uma constante relação construtiva aliceraçada em fundamentos táticos progressivamente mais complexos com a finalidade última de contruir/consolidar o modelo de jogo construído (eu prefiro construído ao invés de adotado). É a aquisição progressiva de vivências práticas de jogo que permitem um aumento da complexidade dos movimentos coletivos, até porque ao mais alto nível a relação qualidade/complexidade é muito próxima. Hierarquizar pressupõe também distinguir entre si os princípios mais e menos importantes em determinada  situação/exercício, pois só assim nos é possível intervir coerentemente e seguir um linha orientadora clara.

Segundo GOMES (2006), o desenvolvimento do [jogar] compreende uma relação Específica entre os princípios dos vários momentos de jogo. Contudo, estes grandes princípios de jogo são constituídos pela articulação dos sub-princípios, sub-princípios de sub-princípios e sub-sub-sub-princípios. 

No sentido de esclarecer esta ideia, imaginemos uma equipe em momento ofensivo desenvolve como princípio de jogo a manutenção da posse da bola através da sua circulação em amplitude (largura). Este é um grande princípio de jogo porque contempla a globalidade da equipe no momento ofensivo.

No entanto, este grande princípio resulta das interações individuais, grupais, setoriais e intersetoriais dos jogadores. Deste modo, o referido princípio manutenção da posse da bola em amplitude concretiza-se numa relação Específica dos jogadores como por exemplo, entre os defesas, entre a linha de meio-campo e os atacantes, entre o setor de defesa e o setor de meio. E por isso, o grande princípio de jogo é constituído porum conjunto de sub-princípios, de sub-princípios de sub-princípios e sub-sub-sub-princípios que se referem às relações mais particularizadas entre os jogadores na concretização desse princípio.

Referências

CASARIN, Rodrigo Vicenzi., OLIVEIRA, Raúl. Periodização Táctica: princípios estruturantes e erros metodológicos na sua aplicação no futebol. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 15 nº 144 - Mayo de 2010.

GOMES, Marisa Silva. Do Pé como Técnica ao Pensamento Técnico dos Pés dentro da Caixa Preta da Periodização Táctica - Um Estudo de Caso. Monografia de Licenciatura realizada no âmbito da disciplina de Seminário, Opção de Futebol. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Porto, 2006  
                              




Nenhum comentário:

Postar um comentário