Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

quarta-feira, 22 de abril de 2015

O LOCAL E O GLOBAL NO FUTEBOL: A IMPORTÂNCIA DOS ESTADUAIS



Há muito tempo ouço discussões sobre, o fim dos campeonatos estaduais de futebol. Muitas pessoas defendem essa ideia. Outros, poucos por sinal, relatam que, os estaduais devem permanecer. Enfim, os estaduais perduram. 

Para tentar explicar porque os estaduais de futebol no Brasil são importantes, peço auxílio a Latour (2013, p. 115) que pergunta, uma ferrovia é local ou global?
Nem uma coisa nem outra. É local em cada ponto, já que há sempre travessias, ferroviários, algumas vezes estações e máquinas para venda automática de bilhetes. Mas também é global, uma vez que pode transportar pessoas de Madri a Berlim ou de Brest a Vladivostok. No entanto, não é universal o suficiente para poder transportar alguém a todos os lugares (...)
Essa citação pode muito bem ser adaptada para os estaduais de futebol do Brasil. Pois, o Brasil é um país com dimensões continentais e se, só houvesse o campeonato nacional e a Copa do Brasil, muitas equipes não teriam a visibilidade que possuem hoje. Pois, são compostas de locais particulares, alinhados através de uma série de conexões que atravessam outros lugares e precisam de novas conexões para continuar se estendendo. Que podem ser entendidos como: campeonatos estaduais, campeonato brasileiro, copa libertadores, entre outros. Sendo considerados os seus circuitos, e/ou melhor dizendo, suas redes.   

Como está constituída a elite do futebol brasileiro hoje? Quais estados da federação têm mais equipes na Série A do Brasileiro?

O campeonato brasileiro da Série A de 2015 será constituído por 20 equipes. Destas, 10 equipes são oriundas da região Sudeste (50%); 8 equipes são oriundas da região Sul (40%); 1 equipe da região Centro-Oeste (5%); 1 equipe da região Nordeste (5%) e 0 equipe da região Norte (0%). Juntos, Sul e Sudeste, abocanham 18 das 20 vagas do maior campeonato nacional.

Por estados a situação é a seguinte:

  • São Paulo: Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo;
  • Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense e Vasco;
  • Minas Gerais: Atlético-MG e Cruzeiro;
  • Rio Grande do Sul: Grêmio e Internacional;
  • Paraná: Atlético-PR e Coritiba;
  • Goiás: Goiás;
  • Pernambuco: Sport;
  • Santa Catarina: Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville. 
Destarte, para esses clubes disputarem a elite do futebol nacional, tiveram que ascender primeiro dentro de seus próprios territórios (estaduais de futebol). De acordo com Damo (2014), os campeonatos, copas, torneios ou quaisquer outros nomes que se deem às disputas futebolísticas cumprem, rigorosamente, o trabalho de circunscrição prática e simbólica  dessas fronteiras. Ao fazê-lo, eles projetam a cidade e porque não, o nome do estado de origem da agremiação.

Em tempos de globalização, o que é importante notar, no caso dos campeonatos estaduais de futebol no Brasil, é que a expansão territorial das fronteiras não anulou o componente local. Isto nos serve como uma nova forma de pensar as relações entre o local e o global (DAMO, 2014). 

Então, se os estaduais de futebol deixarem de existir, é muito provável que, ao invés de termos 16 equipes oriundas de capitais estaduais (e apenas 4 equipes de cidades médias, duas de cidades médias metropolitanas, Ponte Preta [Campinas] e Santos [Santos] e 2 equipes de cidades médias não-metropolitanas, Chapecoense [Chapecó] e Joinville [Joinville]) tenhamos apenas o Santos Futebol Clube na elite do futebol brasileiro, como já aconteceu durante muitos anos. Excluindo equipes de cidades médias do país.

Estamos vivendo tempos em que, isolar e reduzir os fatos, não nos respondem as questões por completo. Trata-se de procurar sempre as relações entre cada fenômeno es eu contexto, as relações de reciprocidade todo/partes: como um modificação local (campeonato estadual) repercute sobre o todo (campeonato nacional) e como uma modificação do todo repercute sobre as partes (MORIN, 2003). Sendo assim, podemos observar a verificação do desenvolvimento regional através do futebol.

Referências

DAMO, A. S. O Espetáculo das identidades e alteridades. In: CAMPOS, F.; ALFONSI, D. Futebol objeto das ciências humanas. São Paulo: Leya, 2014.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34, 2013.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 


sábado, 21 de março de 2015

TERRITÓRIO E FUTEBOL


O Brasil é considerado o país do futebol. Sendo assim, como o território pode influenciar o futebol? Nos primórdios do futebol, surgiram os times de bairro, posteriormente vem os clubes cidades (ficarei neste post com apenas essas duas formas de formação de clubes). O termo território vem do latim, territorium, que, por sua vez, deriva de terra e significa pedaço de terra apropriado. Na língua francesa, territorium deu origem às palavras terroir e territoire, este último representando o “prolongamento do corpo do príncipe”, aquilo sobre o qual o príncipe reina, incluindo a terra e seus habitantes (LE BERRE, 1992).

De acordo com Raffestin (1993), o território não se reduz então à sua dimensão material ou concreta; ele é, também, “um campo de forças, uma teia ou rede de relações sociais” que se projetam no espaço. É edificado historicamente, transmitindo a diferentes contextos e escalas: casas, bairros, cidades, regiões, nações e planeta. Destarte, que o território seja objeto de análises sob diferentes concepções: geográfica, antropológico-cultural, sociológica, econômica, jurídico-política, bioecológica, que o percebem, cada qual, segundo seus tratamentos específicos.

Isto posto, evidencia que, cada agremiação busca o seu status. Para buscar esse reconhecimento, cada agremiação tem que participar de algum tipo de competição. Em se tratando da agremiação de bairro, essa competição será o campeonato municipal e/ou varzeano do seu território. Na outra esfera, no clube cidade, será o campeonato estadual (regional) e/ou nacional (campeonato brasileiro e/ou copa do Brasil). Conseguindo esse reconhecimento (bons resultados nas competições), consequentemente projetam o nome do bairro e/ou o nome da cidade. Destarte, isso leva a uma forma de desenvolvimento para aquele território.


Venho acompanhando desde o ano de 2010, o desenvolvimento do futebol catarinense. Prova disso é, que neste ano de 2015, o referido Estado terá, quatro equipes disputando o maior campeonato de futebol do país, o Campeonato Brasileiro da Série A. Uma agremiação do Oeste do Estado, outra do Nordeste do Estado e duas do Sudeste do Estado. Tendo, uma equipe participante a menos do que o Estado de São Paulo e um participante a mais do que o Estado do Rio de Janeiro.

A Associação Chapecoense de Futebol e o Joinville Esporte Clube, tem a sua história muito parecidas, ambas são frutos de engajamento de pessoas do território, que queriam ver o nome da cidade se expandindo para limites além do Estado futebolisticamente (como hoje, as duas equipes figuram entre a elite do futebol nacional) e consequentemente mostrando esse território para todo o Brasil e por que não dizer, para todo o mundo quando enfrentarem as grandes equipes do país com renome internacional.


Também os times e os clubes de futebol guardam uma relação bastante estreita com o território. E na maior parte dos casos a rivalidade entre times traduz a oposição entre lugares e regiões. Nas metrópoles existem antagonismos entre diversas zonas urbanas da cidade, relacionados aos moradores de cada bairro. Por exemplo, a rivalidade na Turquia entre o Galatasaray, clube ligado territorialmente com o lado ocidental da cidade, e o Fenerbahce identificado com o lado oriental da cidade de Istambul; ou rivalidades entre regiões como entre o Benfica e o Porto em Portugal; Barcelona e Real Madri na Espanha, entre outras. Mas também os times de futebol ajudam os lugares a assumir uma posição no mundo, contribuindo para a permanência e constitui um meio pelo qual essas comunidades exprimem sua identidade. Assim, nas rivalidades e disputas futebolísticas quase sempre encontramos a expressão territorializada de uma relação de centro e periferia e, portanto, uma relação de controle e dominação.


Embora estejamos vivendo em tempos de globalização, as expansões territoriais das fronteiras não aniquilaram o componente local. Isto posto, abre-se uma nova perspectiva para se pensar as relações entre o local e o global. Mas, isso fica para uma próxima postagem. 

Boa semana a todos! 






domingo, 8 de março de 2015

VIVÊNCIAS DE FUTEBOL


"Quem só teoriza não sabe, quem só pratica repete, o saber acontece
da união entre teoria e  prática."
Manoel Sérgio

Na busca por mais entendimento sobre futebol, fui honrado com uma oportunidade de estágio na categoria Sub 23 do Coritiba Foot Ball Club, comandada pelo Tcheco e na oportunidade, auxiliado por Eduardo Barros. Foram dez dias de muito aprendizado, podendo acompanhar, desde a introdução dos trabalhos de campo, conversas sobre assuntos relacionados à melhoria dos processos de treinamento na categoria, referente aos trabalhos executados e a sua influência no sistema energético dos jogadores e a sua utilização dentro do desenrolar do microciclo para um melhor aproveitamento da forma de jogar. Além, de observar o comportamento dentro do vestiário de um clube grande. 

  
Experiências essas, que eu vou levar para toda a minha vida, seja profissional na atuação no futebol, como na minha vida acadêmica. Quero agradecer publicamente ao Tcheco, por ter oportunizado esse grande momento. Ao Eduardo Barros, por tê-lo conhecido pessoalmente (antes nos conhecíamos  por trocas de e-mail) e ter a oportunidade de observar os seus trabalhos práticos com muita propriedade de conceitos. 


Nesta última semana que passou, participei de mais uma Clínica para professores da Escola Furacão do CA Paranaense, onde tive a oportunidade de conhecer e conversar um pouco com Marcelo Lins, ex-preparador físico do Bayern de Munique. Conversamos sobre o Functional Movement Systems (FMS), dá importância da sua aplicabilidade nas categorias iniciantes para a correção de possíveis movimentos praticados errados e a prevenção de possíveis lesões futuras. 

Por essas pequenas vivências de futebol que tive, posso concluir que, o futebol brasileiro possui profissionais que pensam um futuro melhor para o nosso futebol. Em todas as conversas que tive, pude observar que o discurso está voltado para os conceitos de futebol para as equipes e que o futebol europeu está na nossa frente por causa da falta de conhecimento desses conceitos por treinadores e jogadores. 

Por isso, temos que teorizar e praticar, para podermos evoluirmos o nosso futebol e competir de igual com os europeus. 

domingo, 1 de fevereiro de 2015

MUDANÇAS



"O conhecimento é, portanto, um fenômeno multidimensional, de maneira inseparável, simultaneamente físico, biológico, cerebral, mental, psicológico, cultural e social." 
                                                                                             Morin, 2012.


Me chama atenção um processo de mudança que vem acontecendo no futebol do Estado do Paraná. Onde, o Clube Atlético Paranaense disputa pelo terceiro ano consecutivo o campeonato estadual com a sua equipe Sub 23. Hoje, o Coritiba Foot Ball Club também insere essa categoria no departamento de futebol do clube. E mais, o Coritiba Foot Ball Club, contrata João Paulo Subirá Medina para ser o CEO do futebol do clube. Medina diz que a primeira medida será dissecar o departamento de futebol. “Sem o diagnóstico correto, a chance de dar o remédio errado é muito grande.” 

O Clube Atlético Parananense, cria o Departamento de Inteligência do Futebol (DIF) cuja missão é, identificar a forma como o clube jogava durante as suas maiores vitórias e após isso criar o Modelo de Jogo (MJ) mais apropriado para o clube. O departamento de captação do clube, busca os jogadores para se integrarem na sua categoria de base com alguma identificação com os conceitos que fazem parte do MJ adotado pelo clube. E segundo o professor Marcelo Vilhena (coordenador das categorias de base, auxiliar técnico do grupo principal e técnico da categoria Sub 23 que disputa o estadual), o clube está vivendo um processo de integração com todas as comissões técnicas para um bem maior que é, o MJ adotado pelo clube. 

Com esses dois exemplos da dupla ATLETIBA da capital paranaense, podemos afirmar que, existe um processo de mudança em alguns clubes de futebol do país. Esse processo pode demorar um pouco para trazer resultados (como os torcedores frisam, que são títulos), o importante é que, parecem estar surgindo novas diretorias nos clubes de futebol que estão mais preocupadas com o processo de formação e utilização desses jogadores que ultrapassam a casa dos vinte anos (Sub 20) que é conhecido por alguns como o "cemitério da base". 

Destarte, esperamos que esses dois processos que estão em curso (um, pouco mais adiantado e outro que se inicia) tenham grandes frutos, com excelência na formação e utilização de alguns jogadores nos seus grupos principais e por que não, conquistas de títulos estaduais. 

Referências

http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/conteudo.phtml?id=1521845&tit=CEO-quer-achar-o-remedio-certo-para-curar-o-Coritiba-

http://www.gazetadopovo.com.br/m/conteudo.phtml?tl=1&id=1529874&tit=Vilhena-leva-experiencia-de-professor-ao-comando-do-Atletico

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

JOGO FRACTAL PARA CRIAÇÃO DE SUPERIORIDADE NUMÉRICA E FINALIZAÇÃO


Conteúdo: Criação de superioridade numérica para poder finalizar. Movimentação constante dos jogadores para criar o hábito de apoiar o colega, tanto defensivamente quanto ofensivamente. 

Descrição

Número de jogadores 8 (3:3 + 2 goleiros)

Equipes com 3 jogadores. O objetivo é marcar o gol, mas para poder finalizar tem que estar em superioridade numérica no setor da baliza (as duas equipes podem marcar nas duas balizas). Para recuperar a posse da bola é necessário também criar superioridade numérica no setor onde se encontra a bola. O espaço que separa os dois setores pode variar de tamanho. Sua existência é para evitar que os jogadores possam ficar "sobre a linha" passando de um setor para o outro sem mudar a sua função (ofensiva e defensiva). 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

FORMAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA FORMAL NA LÓGICA INTERNA DO JOGO


Mais um ano se inicia e a discussão sobre a forma como acontece a Formação no futebol nacional continua. Vejo algumas ações esparsas de discussões mais relevantes sobre o tema, alguns poucos grupos de estudos, poucos clubes começando a entender que existem novas metodologias de trabalho referente ao futebol. Mas, o formato das competições e formas de treinamento ainda utilizam apenas a estrutura formal do futebol de 11.

O que quero dizer com isso, a estrutura formal ou lógica externa, definida por características externas comuns a todos os esportes coletivos: como bola; espaço; tempo; adversários; companheiros; objetivos e regulamento.

Com idade cada vez mais precoce, observamos a introdução das crianças e adolescentes no jogo de futebol sempre respeitando a estrutura formal do jogo de futebol, principalmente nas competições. A bola de tamanho adulto, espaço de jogo igual ao dos profissionais e o regulamento segue os mesmos critérios (inclusive a regra 11). 

Destarte, se apenas observamos a influência da estrutura formal na lógica interna do jogo, por exemplo, o centro do jogo, isso fica mais claro. Podemos definir como centro do jogo aquela situação em que se encontram jogadores que estão em disposição de intervir de maneira iminente sobre a bola, e o fora do centro de jogo seriam todos aqueles jogadores que não tem uma possibilidade de intervenção imediata sobre a bola. 

 Legenda: ACB= Atacante com Bola; DACB= Defensor do Atacante com Bola; ASB= Atacante sem Bola; DASB= Defensor do Atacante sem Bola; DSB= Defensor sem Bola. 

Com base no centro do jogo, podemos inferir sobre as possíveis modificações das competições e/ou no formato de treinamento. Levando em consideração as mudanças nas diferentes modalidades de futebol, futebol de 5, futebol de 7 e futebol de 11, implicarão mudanças na estrutura funcional, e como tal, podem e devem adaptar as características evolutivas sobre as idades determinadas.

Quanto à questão de funções em uma equipe, partindo da questão do centro do jogo:
  •  Futebol de 5: Atacante com Bola no centro do jogo; Atacante sem Bola no centro do jogo; Defensor sem Bola no centro do jogo. 
  • Futebol de 7: Atacante com Bola no centro do jogo; Atacante sem Bola no centro do jogo; Atacante com Bola do centro do jogo equilíbrio; Defensor no centro do jogo; Defensor sem Bola no centro do jogo equilíbrio.
  • Futebol de 11: Atacante com Bola no centro do jogo; Atacante sem Bola no centro do jogo; Atacante sem bola fora do centro do jogo; Defensor no centro do jogo; Defensor sem Bola no centro do jogo; Defensor fora do centro do jogo. 

O grande número de jogadores que apresenta a modalidade de futebol de 11 dificulta a comunicação motriz entre os distintos jogadores, entretanto, a redução sem empobrecimento do número de jogadores facilita que todos os jogadores possam estabelecer essa comunicação motriz e também motivar a prática de treinamentos e competições em idades precoces. Mas, isso é apenas uma pequena amostra da complexidade dessa modalidade. 




 

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

JOGO FRACTAL PARA GERAR VANTAGENS A PARTIR DOS CENTRAIS


Conteúdo: Gerar vantagens a partir dos zagueiros centrais. Procurar jogadores livres de oposição durante a progressão da bola. Reconhecer o jogador livre de oposição.

Descrição 

Número de Jogadores 17 (6:6 + 5 curingas)

Jogo Fractal 6 vs 6 + 5 curingas distribuídos como no campograma acima. Objetivo, chegar permanentemente ao setor contrário. Os defensores devem defender unicamente no seu setor demarcado. Tarefa indicada para começar a familiarizar-se com as possibilidades de avançar no campo criando vantagens desde a linha de defesa.   

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

COMPLEXIDADE, PREPARAÇÃO FÍSICA E FUTEBOL


"A totalidade da ciência não é mais que um refinamento do pensamento cotidiano."
Albert Einstein, 1950


Estamos observando uma crescente tendência do treinamento de futebol deixar o aporte metodológico baseado no cartesianismo e buscar auxílio nas ciências com cunho sistêmico (complexidade).

Assuntos como, complexidade e preparação física ainda precisam ser melhor discutidos e compreendidos no âmbito do futebol nacional. Pois, em muitos casos (âmbito acadêmico e trabalhos práticos), ainda estamos pensando a preparação física descontextualizada do Modelo de Jogo Adotado e/ou Construído para a equipe.  O que quero dizer com isto? Que temos que introduzir o conceito da condição física da equipe, que é diferente da soma das capacidades físicas dos jogadores que formam à equipe. As ciências da complexidade proporcionam uma versão mais aproximada a realidade do ser humano dentre as demais formas de explicação que se tem utilizado nos últimos tempos. Para Prigogine (1979) temos que entender este novo paradigma como uma "Estrutura Disipativa", organização que interage com outros seres vivos, porque graças há conformação do ser humano, adquire uma diferenciada complexidade de dispor estes em sistemas e subsistemas específicos que lhe proporcionam uma funcionalidade só por ele aumentada. Partindo destas premissas, as intervenções do ser humano durante os jogos e os treinamentos, são entendidas não como ações, mas se transformam em interações, pois tanto o meio como o jogador se modificam durante e depois de cada intercâmbio específico.

Tradicionalmente na preparação física no futebol se tem incluído as magnitudes ou capacidades de força, velocidade e resistência, nomenclaturas que pertencem a física clássica, onde força e a velocidade se contemplam como magnitudes mecânicas, entretanto, curiosamente a resistência poderíamos dizer que é uma magnitude biológica. Como entendemos isso? Porque a força no ser humano é gerada por ele mesmo, com seus músculos transformando sua energia bioquímica em energia mecânica, permitindo-lhe mover seus segmentos do corpo e realizar trocas com o meio através de distintas formas e dimensões, entre elas, movimentos com velocidade e resistência, segundo se comporta a força na duração da tarefa com o tempo. Quanto a velocidade, podemos elucidar outro exemplo, como processo de interação entre o jogador e o meio onde se estabelecem interações Espaço-Tempo-Tarefa para obter um objetivo nos entornos variáveis do jogo que para a sua resolução necessitam de sistemas e subsistemas pertencentes as Estruturas Cognitivas, Emotivo-Volitiva, Coordenativa e Bioenergética de forma preferencial.

Destarte, como posso trabalhar apenas acelerações dos jogadores, sem levar em conta os entornos do jogo e achar que estou fazendo um bom trabalho de preparação física? 

sábado, 12 de julho de 2014

O QUE OS 7 X 1 NOS MOSTRAM



Agora fica fácil dizer que o futebol brasileiro está ultrapassado. Que a culpa é das categorias de formação que estão sendo dirigidas por "treinadores da faculdade" que não sabem dominar uma bola. Mas, o que me deixa intrigado é a gestão do nosso futebol. Qual é a função da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e suas afiliadas?

A entidade máxima do nosso futebol não tem um calendário apropriado para as categorias de formação do nosso país; lembrando que o nosso país tem dimensões continentais, com vinte e sete federações estaduais de futebol e essas afiliadas a CBF, não se preocupam em oportunizar um curso de formação para treinadores (já que a faculdade não pode fazer isso). Sei que existe um curso de formação na Granja Comary promovido pela CBF (mas, para mim é muito pouco) para um país como já relatado, com dimensões continentais. Desta forma, a CBF em parceria com as federações estaduais poderia oportunizar um curso dentro de cada Estado da Federação para poder disseminar esse conhecimento sobre futebol para todos que não tem condições de frequentar esse curso da Granja Comary. Campeonatos abaixo do SUB 15 também inexistem com a chancela da CBF. Poderiam criar campeonatos por todo o país do SUB 14 para baixo adaptado como acontece na Europa (em formato de 7 vs 7; 5 vs 5).

Outra questão pertinente seria, cuidar melhor dos jovens jogadores que vão muito cedo para outros países jogarem futebol. Só nesta seleção temos dois exemplos disso: David Luiz e Hulk, que foram muito novos para a Europa e lá se tornaram jogadores profissionais (sendo assim, o mérito de formação é dos europeus e não dos clubes brasileiros). A CBF (no meu entendimento não tem controle de quantos jogadores em fase de formação deixam o país para ir a Europa em busca do sonho de ser jogador). 

Isto posto, temos que lembrar a revolução que ocorreu no futebol alemão foi atrelada à escola. Não existe formação de atleta (jogador de futebol) sem o auxílio da escola (ciência). Estive recentemente na Costa Rica e esse processo começa a ser adotado também neste país caribenho. Essa questão de ter sido jogador e ser estudioso sobre o futebol no Brasil deveria ser melhor aproveitada com uma junção de saberes. Sendo que, os dois lados tem muito a contribuir para o crescimento do futebol nacional.  

Quem sabe, esse processo um dia segue por essas terras de coronéis que continuam no poder e fazendo mal a muita gente, principalmente ao nosso futebol.  

sábado, 21 de junho de 2014

SERÁ MESMO O FIM DO TIKI-TAKA?


Nesta Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, muitos estão preconizando o fim de um estilo de jogo de futebol, o Tiki-Taka. Estilo que consagrou uma geração de jogadores espanhóis que foi duas vezes campeões europeus e uma vez mundial, sem contar os inúmeros títulos do FC Barcelona, clube que ajudou a popularizar (e por que não, causar uma certa antipatia para com os espanhóis). 

Destarte, com a transferência de Pep Guardiola para FC Bayern München (o treinador que melhor colocou este estilo de jogo na prática) pode-se observar uma transferência desse estilo de jogo para o clube alemão e por que não, podemos dizer para a seleção alemã. Assistindo aos jogos da Alemanha neste mundial, identificamos uma equipe alemã que prioriza a posse e manutenção da bola em todos os momentos do jogo. Trocando passes pacientemente para tentar desorganizar a defesa adversária e no momento da perda da posse da bola (transição defensiva) os jogadores tentam recuperar a posse da bola no mesmo setor da perda. Lembrando que, este princípio era o grande diferencial do FC Barcelona de Guardiola. 

Sendo assim, acreditamos que não será o fim do tiki-taka, apenas esteja acontecendo um declínio nas equipes espanholas (Seleção e FC Barcelona) e uma transferência para o FC Bayern München e a Seleção da Alemanha (que não joga mais com um centro-avante de referência), opta pela movimentação de seus jogadores e troca de passes rápidos e penetrações.

Enfim, o legado do tiki-taka continua... ou não? 

  

domingo, 1 de junho de 2014

ESTÉTICA DE JOGO E A MIOPIA SOBRE SEUS MOMENTOS


Todos vamos concordar que a estética do jogo de futebol sempre é observada e enaltecida no momento ofensivo (ataque). Mas, será que os outros momentos do jogo não possuem estética? Muitas discussões acaloradas acontecem sobre a forma de se jogar no futebol. Lembrando que não existe apenas uma, mas, muitas formas de se jogar futebol ou vários "futebois". 

Estamos a onze dias do início da Copa do Mundo de Futebol e não podemos achar que todas as trinta e duas seleções participantes vão jogar em posse de bola e ataque posicional. Muitas irão jogar com bloco defensivo baixo e explorando os espaços deixados nas costas da última linha das equipes que jogarão em posse de bola (contra-ataque). Será que o jogo de futebol apresentado dessa maneira não tem estética? Somos impelidos em achar que o jogo ofensivo tem uma estética maior que se sobressai
 sobre os outros momentos do jogo. Ou melhor, temos uma miopia sobre os outros momentos do jogo (organização defensiva, transição ofensiva e transição defensiva). Não conseguimos olhar o jogo dentro da inteireza inquebrantável que ele necessita. Observamos meio jogo, ou pior, menos que isso. Por isso só achamos que o jogar no ataque é belo.

O jogo de futebol é muito mais do que só atacar (ter a bola). E muita equipes entendem a sua realidade e buscam outras formas de jogar, que para muitos não tem estética. Mas, a transição defensiva (o perder a bola voltar a defender) e a organização defensiva (defesa organizada) tem muito de estética, tanto quanto o momento ofensivo. 

Destarte, os momentos do jogo não podem ser tratados de um modo estanque, consequentemente a estética do jogo não pode ser apenas afirmada no momento ofensivo. E os óculos da complexidade nos ajudam a reduzir essa miopia.  

sábado, 5 de abril de 2014

JOGO FRACTAL CONCEITUAL PARA O FALSO 9

Princípio: Construção de situações de Ataque;

Subprincípio: Progressão com superação de linhas defensivas;

Complexidade: 3 (média alta)

Objetivo: Desorganização da defesa adversária através de movimentações constantes dos atacantes;

Tempo: 5 X 6'

Adaptação Biológica: Resistência Específica

Materiais: Discos, Coletes e Bolas

Descrição

Número de jogadores 12 (6 : 6)

Jogo fractal conceitual 6 : 6 onde, o atacante centralizado tem a função de se movimentar e procurar jogar a frente do zagueiro e nas costas do meia (jogo entre linhas) para causar um desequilíbrio na defesa adversária e dessa forma, deixando um espaço para ser ocupado pelo atacante de lado do campo (ponta e/ou extremo). A equipe marca ponto quando algum jogador receber a bola (penetração) no espaço longitudinal do campo. 

sábado, 15 de fevereiro de 2014

JOGO CONCEITUAL PARA A DEFESA A ZONA PRESSIONANTE

Princípio: Pressing

Sub-Princípio: Zona Pressionante

Complexidade: 3 (média alta)

Objetivos: Controlar os potenciais receptores mais próximos

Tempos: 6 X 8' 

Adaptação Biológica: Resistência Específica

Materiais: Discos, coletes e bolas

Descrição

Número de jogadores 12 (5:5 + 2 curingas)

Jogo Conceitual 5 : 5 + 2 coringas para controlar os potenciais receptores de passes mais próximos. Em um 5 : 5 + 2 curingas como disposto no campograma, pressionar constantemente o possuidor da posse da bola, quando este realizar o passe, o defensor direto deve abandonar o jogador que realizou o passe e pressionar o atual portador da posse da bola. Nessa situação, um companheiro deve abandonar o seu oponente e pressionar o adversário que realizou o passe. Sair do espaço específico para realizar o pressing e retornar a posição toda vez que não recuperar a posse da bola.  

sábado, 1 de fevereiro de 2014

JOGO CONCEITUAL PARA LIBERAR O COMPANHEIRO

Princípio: Posse e Valorização da Circulação da Posse da Bola;

Subprincípio: Criação de superioridade numérica; 

Complexidade: 2 (média);

Objetivo: Criar superioridade numérica posicional ao redor do possuidor da bola;

Tempos: 3 X 8';

Adaptação Biológica: Resistência Específica;

Materiais: Discos, coletes e bolas.

Descrição

Número de jogadores 14 (5 : 5 + 4 curingas)

Jogo conceitual 5 : 5 + 4 curingas para criar superioridade numérica posicional ao redor do possuidor da bola. Em um 5 : 5 com 4 curingas como disposto no campograma, mantendo a posse da bola. Os curingas jogam com a equipe de posse da bola, quando a bola chega até um curinga, este deverá provocar, mediante a condução da bola do exterior para o interior do campo de jogo (que está em igualdade numérica) se converta em superioridade para prosseguir mantendo a posse da bola. O curinga não deve passar enquanto um colega não estiver liberado da oposição do adversário. 

sábado, 18 de janeiro de 2014

JOGO TÉCNICO 1 : 1 + GOLEIROS

Jogo muito bom para a pré-temporada!

Princípio: Contra Ataque;

Sub - Princípio: Construções de situações de ataque/Evitar a construção de situações de ataque;

Complexidade: 1 (fácil);

Objetivo: Resolução de situações 1 : 1 no momento ofensivo/defensivo e finalização;

Tempos: 10 X 1'                                                   Recuperação: 1';

Adaptação Biológica: Força Específica (disputa 1 : 1 e mudanças de ritmo e de direção em alta intensidade);

Materiais: Bolas, discos e coletes.

Descrição

Número de jogadores 5 ( 1 : 1 : 1 + 2 goleiros)

Jogo técnico de situações de 1 : 1 + goleiro. Se o atacante completa a situação superando o defensor e finalizando (marcando o gol ou não), ataca a outra baliza, haverá a mudança se perder a posse da bola para o defensor que vai atacar o colega que está esperando.  

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

JOGO BONITO. COMO ISSO É POSSÍVEL?


Acompanhando as movimentações e notícias nesse início de ano dos clubes brasileiros, ouço alguns comentários sobre jogar bonito. Mas o que é jogar bonito? Historicamente, tivemos uma equipe brasileira que jogou bonito a Seleção de 1982 (entretanto, não ganhou o mundial). O seu comandante, o treinador Telê Santana era adapto de um jogar futebol de posse da bola, equipe buscando o ataque a todo instante. E isso, era sinônimo do futebol arte brasileiro referência no mundo todo. Mas, como no Brasil futebol é resultado, com duas participações em Copas do Mundo (1982 e 1986) e nenhum título parece que esse jogo bonito brasileiro foi substituído por um jogo mais pragmático que trouxesse títulos (exemplo a Seleção de 1994). 

Esse jogo bonito que os treinadores buscam, dependem dentre outras questões de jogadores habilidosos e de grande qualidade técnica. Além do treinador possuir alguns princípios de jogo bem definidos para todos os momentos do jogo (sem perder as suas interações com o todo). 

Hoje temos referência de jogo bonito de futebol sempre fazendo menção ao futebol europeu. FC Barcelona, FC Bayern München, Arsenal FC, entre outros. O incrível é que, não figuram equipes brasileiras neste jogo bonito de futebol. Equipes brasileiras em recentes confrontos com equipes europeias e de outros continentes (Ásia) não conseguem jogar bonito e muito menos, vencer essas equipes (exemplo o São Paulo FC na Audi Cup, o Santos FC no amistoso contra o FC Barcelona e o Clube Atlético Mineiro contra o Raja). 

Neste sentido, o que falta para os clubes brasileiros começarem a jogar bonito futebol? Ao contrário, a nossa Seleção conseguiu vencer a Copa das Confederações jogando bonito a sua final contra a Espanha (referência de jogo bonito para muitos). Ao contrário, o campeonato nacional de futebol é carente de jogos que empolguem ao ponto de ser considerado um jogo bonito. Será isso por falta de jogadores com habilidade e qualidade técnica dentro dos clubes nacionais? Falta de ideia dos treinadores (Modelo de Jogo) definida para o jogar da equipe? Ou falta de continuidade de trabalho dos treinadores nas equipes brasileiras, já que por aqui as diretorias não mantém um treinador por muito tempo no cargo?

Existe muitas maneiras de jogo bonito no futebol, cada um terá a sua. Mas, para que ela entre em campo é necessário, possuir jogadores com habilidade e qualidade técnica no elenco, ideias boas para o Modelo de Jogo da equipe e tempo para a sua implementação (no mínimo 6 meses) para que a equipe comece a assimilar as propostas requeridas pelo seu treinador nas sessões de treinamentos e coloca-las na prática durante os jogos. 

Não esquecendo que, futebol é resultado! E para muitos a curto prazo. E com isso, o jogo bonito as vezes fica para outra hora.    

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ESTUDAR! É PRECISO QUANDO O ASSUNTO É FUTEBOL?


Bom, eu chego a postagem de número 150 no blog. Marca muito importante para mim, pois eu gosto de estudar o futebol e procurar entender (mesmo que minimamente) o que de novo há sobre ele. Mesmo que muitos defendam que "no Futebol não há nada a ser inventado!" Até pode ser, mas, existem muitas coisas que podem ser feitas de outro modo muito mais produtivo. Assino o blog desde fevereiro de 2010, hoje são 150 postagens e 60.669 visualizações de página. E tudo isso por que? Essas 60 mil visualizações querem nos dizer o que?

Percebo que, nos tempos atuais existe uma grande rede de pessoas que tem o mesmo objetivo, olhar e compreender o futebol por um outro prisma. E esse prisma necessita de um estudo prévio. Necessitamos de um arcabouço teórico, e isso hoje é possível graças as tecnologias que nos auxiliam para buscar o conhecimento das mesmas, blogs, grupos de estudos virtuais, conversas via facebook, dentre outras.

Mas, como nem tudo é tão fácil quanto parece, como vocês podem observar na foto acima, a maioria (70%) dos livros que me possibilitam estudar o Futebol por outro prisma é de fora do país. Eu gostaria de agradecer publicamente a essas pessoas que me oportunizam ter essas leituras: ao meu grande amigo Professor Michel Huff (preparador físico diferenciado do FC Metalist Kharkiv da Ucrânia) com o qual iniciei essas leituras e observei o trabalho prático. Ao meu grande amigo Silvio Costa Sampaio (o qual está terminando o seu Doutoramento em Portugal mais especificamente em Porto) e através de outro amigo (irmão) Marco Ricardo Wagner (Rick) que encaminha os pedidos, posso ter leituras diferenciadas sobre futebol. Ao grande ícone da Periodização Tática, o Professor Jorge Maciel (que muito gentilmente me encaminhou um exemplar da obra Periodización Táctica VS Periodización Táctica). Este blog só existe graças a vocês e quem o assina é muito grato a todos!

Respondendo as questões levantadas no primeiro parágrafo: temos 60 mil acessos porque existem pessoas que gostam de estudar o futebol também (muito obrigado). E temos 150 postagens porque temos leituras de qualidade que nos auxiliam para tal.

Enfim, o ano de 2013 está terminando, sou muito grato a todos que acessam e/ou acessaram esse humilde veículo de comunicação sobre o Futebol. Que 2014 seja repleto de realizações a todos!

Sim. Estudar é preciso quando o assunto é Futebol! Concordo que a prática é importante, mas, não sem a teoria que o deve fundamentar!

Bons estudos e um feliz 2014 a todos!






domingo, 22 de dezembro de 2013

LIÇÕES DO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA









Chegou ao final ontem o Mundial de Clubes da FIFA 2013. E quais as lições que ficarão para o futebol dos clubes brasileiros? Pois, pela segunda vez em um período de quatro anos de disputa, um clube nacional perde para uma equipe africana de menor expressão no cenário mundial. Frustando assim, milhões de torcedores que esperavam uma disputa entre o campeão europeu e o campeão sul-americano. 

Após observar os jogos desse mundial e acompanhar alguns jogos do campeonato Brasileiro 2013, constatei que, existente uma discrepância muito grande entre o JOGAR futebol das equipes nacionais com as do resto do mundo (indiferente do seu continente). As nossas equipes esperam por lampejos individuais, por exemplo: "O Ronaldinho Gaúcho pode resolver a qualquer momento!" "A jogada de bola parada é a nossa arma!" Contextos que dependem mais do indivíduo do que da equipe (coletivo).

Enquanto isso, o resto do mundo já percebeu (e coloca em prática) o jogo como ele deve ser tratado, coletivamente. Não dissociando ataque da defesa (talvez por isso o Atlético-MG tenha dado tanto espaço para o Raja fazer a transição ofensiva da maneira como fez); não dissociando defesa do ataque. Sabendo que não tem tanta qualidade individual eles buscaram um algo mais, o coletivo. Mantendo suas linhas intersetoriais próximas (defesa próxima do meio-campo, meio-campo próximo do ataque, ataque ajudando para recuperar a posse da bola no mesmo setor da perda) formando um bloco, uma equipe compacta, que é o que o futebol dos dias de hoje no mínimo exige. E isso só pode ser observado com um certo nível de complexidade.

Talvez esse mundial de 2013 possa esclarecer algumas questões sobre o futebol que muitos profissionais no Brasil já conhecem (escrevem, disponibilizam, trocam informações) mas, alguns clubes ainda insistem em não observar. Entretanto, já começam haver algumas mudanças em clubes do primeiro escalão nacional, contratando treinadores que possuem esse olhar da complexidade que o JOGAR exige. Sucesso a esses profissionais! 

O futebol nacional de clubes precisa despertar, perceber que o perder e o ganhar vai muito além das orações pré jogos. Que o treinar durante a semana, tem que ser mais aproveitado para níveis coletivos (o que fazer em posse da bola, o que fazer sem a posse da bola, quantos atacam, quantos defendem, que os passes tem que ser realizados para superar linhas de jogadores adversários, entre outras questões). Esse mundial pode nos mostrar muitas lições, mas, apenas para aqueles que querem enxergar!

sábado, 28 de setembro de 2013

MOMENTOS DO JOGO E A FRACTALIDADE NO PLANO TRANSVERSAL


Com relação ao último post, tratei da questão da Fractalidade dentro do entendimento da metodologia de treinamento Periodização Tática. Entretanto, foi explanado apenas como utilizar a Fractalidade para conduzir a forma de criar os exercícios (jogos) dentro do contexto do Modelo de Jogo de cada treinador. Mas, será que a Fractalidade fica só nisso?

Segundo Campos (2008, p. 95) os diversos momentos do jogo (Organização Ofensiva, Transição Defensiva, Organização Defensiva e Transição Ofensiva) não podem ser vistos como estanques em si mesmos, isto é, eles dependem-se mutuamente e na construção dos princípios de cada um deles temos de ter em conta a ligação com os restantes sob pena de haver uma desarticulação comprometedora da qualidade de jogo. Ciente desta informação, como poderemos programar a nossa semana de treinos sem levar em consideração a Fractalidade Transversal. Para melhor compreensão Guilherme Oliveira apud  Campos (2008, p. 95) fala-nos de uma Fractalidade Transversal relacionada com todos os momentos do jogo, ou seja, os comportamentos pedidos, por exemplo no momento de Organização Ofensiva, levam em consideração o momento de perda da posse da bola e por conseguinte os momentos de transição para a defesa (pressionar o portador da posse da bola no mesmo setor da perda, isso não sendo possível, fechar os espaços para impedir a progressão da mesma em direção a baliza) e posteriormente entrar em Organização Defensiva. Desta forma, observamos que há uma interação entre os diferentes momentos e o que está a acontecer num determinado momento está a ter uma resposta baseada não só no sucesso do momento em causa mas também dos momentos subsequentes tal como um sistema de engrenagens, em que a inversão do sentido de uma delas implica uma resposta das demais visto que estão em interação permanente. 

ORGANIZAÇÃO OFENSIVA
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    TRANSIÇÃO OFENSIVA       TRANSIÇÃO DEFENSIVA
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    ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA    
                                                      
Com toda essa complexidade exposta, não consigo compreender como podemos estudar o Futebol (trabalhar, ser responsáveis por gerenciar o programa semanal de treinamentos, ministrar aulas e/ou palestras) tratando o futebol com superficialidade. Para adquirirmos qualidade de JOGAR necessitamos evoluir, para tal, necessitamos nos aperfeiçoar, olhar o futebol por outro prisma, e este, é o da complexidade que o Futebol exige. 

Pois, segundo Guilherme Oliveira (2004, p. 148):
"Independentemente da inter-relação dos momentos e da escala em que se possam evidenciar, eles devem manifestar as invariâncias que caracterizam os respectivos momentos, as suas interações e serem representativos da forma de jogar da Equipe."
Referências

CAMPOS, Carlos. A justificação da Periodização Táctica como uma fenomenotécnica: A singularidade da INTERVENÇÃO DO TREINADOR como a sua impressão digital. MCSports, 2008.

GUILHERME OLIVEIRA, José. (2004). Conhecimento Específico em Futebol. Contributos para a definição de uma matriz dinâmica do processo de ensino-aprendizagem/treino do jogo. Porto: J. Guilherme Oliveira. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto.