Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

II SEMINÁRIO DE FUTEBOL NO GRÊMIO FBPA


Estou em Porto Alegre, fazendo o II Seminário de Futebol realizado pelo Grêmio FBPA com o tema: Construindo os Alicerces da Formação nas Categorias de Base.

Hoje pudemos desfrutar das orientações de Jordi Melero (Protocolo de Avaliação de Jogadores) do FC Barcelona. Toni Lima (Gerência em Futebol Profissional) Inter de Milão. Nuno Amieiro (Fundamentos para a Construção de um Modelo de Jogo Erros mais frequentes na Operacionalização da Periodização Tática).

Seminário bem proveitoso e produtivo, amanhã tem mais!

sábado, 20 de agosto de 2011

JOGO CONCEITUAL PARA ATAQUES PELAS LATERAIS


Princípio: Valorização da posse de bola e retirada do setor de pressão

Sub-Princípio: Mecanismos de saída

Complexidade: 2 (média)
Objetivo: Articulação Intersetorial (defesa-meio) e ataque pelas laterais do campo
Tempos: 6 X 4'
Adaptação Biológica: Resistência Específica
Materiais: 4 balizas pequenas, discos, coletes e bolas
Descrição
Número de jogadores 10 (5:5)
Jogo Conceitual 5:5, onde cada equipe defende duas balizas pequenas nas laterais do campo e ataca outras duas.  A equipe em posse de bola deve manter a posse e finalizar sempre pela parte exterior as balizas pequenas. Dar ênfase a retirada do setor de pressão, variando entre as balizas a serem atacadas.


sábado, 6 de agosto de 2011

JOGO CONCEITUAL EM ÂMBITO ESPECÍFICO PARA A ULTRAPASSAGEM DOS LATERAIS

Princípio: Mobilidade Ofensiva

Sub-Princípio: Zonas de Criação

Complexidade: 2 (média)

Objetivo: Utilização dos espaços entre as linhas adversárias e Ultrapassagens dos Laterais

Tempos: 4 X 5'

Adaptação Biológica: Resistência Específica

Materiais: Discos, coletes e bolas

Descrição

Número de jogadores 18 (7:7 + 2 Goleiros + 2 Coringas)    Dimensões: 3/4 campo

Jogo Conceitual em Âmbito Específico 7 : 7 + 2 coringas. O jogo consiste em sair jogando no campo de defesa e buscar auxílio com um dos dois meias (coringas) no setor de meio-campo (intersetorial), onde, não existe marcação. Com isto, o meia busca trabalhar a bola com um dos atacantes (o lateral do lado da bola tem que apoiar na ação ofensiva) e este, faz uma tomada de decisão para buscar a melhor alternativa para finalizar em gol. Ajudam na ação os dois meias (coringas) e o volante, perfazendo assim, um 6 : 5. A equipe defensora quando recuperar a posse da bola realiza o mesmo processo (de preferência atacando nas costas do lateral que apoiou no ataque). 

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O OBJETIVO DO JOGO: O GOL


O objetivo do jogo todos nós conhecemos, é marcar o gol. Mas, aqui estão alguns exemplos de belos gols dentro de ações Táticas e Técnicas Coletivas que ocorreram nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro e pela Audi Cup 2011. Espero que gostem!










segunda-feira, 25 de julho de 2011

ALGUNS TALENTOS NOS PERTENCEM, OUTROS TEM QUE SER CONSTRUÍDOS



O processo ensino-aprendizagem-treinamento tem um papel preponderante na formação dos futebolistas. Sendo assim, temos que possuir alguma metodologia que nos norteie nesse processo.

Segundo Vygotsky (1993), introduz os níveis de desenvolvimento: o Nível de Desenvolvimento Real ou Efetivo (NDR) [ou Saber Atual] e o Nível de Desenvolvimento Proximal ou Potencial (NDP) [ou Saber Potencial].

O NDR compreende as conquistas evolutivas, nestes caso psicomotoras, que já estão consolidadas no indivíduo (na criança, no jovem ou no adulto), ou seja, as funções, capacidades ou competências que já foram aprendidas e que fazem parte do seu repertório habitual, na medida em que as produz e expressa autonomamente, sem assistência do outro ou de alguém mais experiente, seja pai ou mãe, o educador/preparador técnico ou um parceiro mais experiente. O NDR indica, consequentemente, a expressão de processos mentais ou psicomotores que já se integraram, estabeleceram e completaram retrospectivamente no seu cérebro e no seu corpo. Trata-se das atividades que a criança já sabe fazer e executar independentemente.

O NDP também se refere àquilo que a criança é capaz de fazer, mas com a mediatização, suporte e ajuda de outra pessoa mais experiente (mediatizador). A criança produz, assim, soluções de tarefas e de problemas através de uma interação intencional assistida, de uma co-aplicação de estratégias compartilhadas, entre ela e o mediatizador. Trata-se, portanto, do acesso a novas competências promovidas na criança por meio de interações efetuadas pelo mediatizador, que visam a produzir novos processos mentais e psicomotores, isto é, novos níveis de execução e desempenho, igualmente indicativos do desenvolvimento e do potencial da criança (FONSECA, 2008).

Portanto, a distância entre aquilo que a criança é capaz de fazer autonomamente (NDR) e aquilo que ela desempenha em cooperação mediatizada com outros indivíduos mais experientes (NDP), caracteriza exatamente a Zona de Desenvolvimento Proximal ou Potencial (ZDP). Nesta perspectiva, a ZDP define as funções, as capacidades e as competências que prospectivamente ainda não amadureceram na criança ou no jovem, mas que estão latentes no seu repertório comportamental,isto é, disposições prospectivas embrionárias que estão em processo evolutivo, que vão amadurecer em um futuro breve, se a mediatização continuar a produzir efeitos proativa.

Isto pode explicar a desclassificação da Seleção Brasileira na Copa América Argentina 2011 nas cobranças de pênalti contra o Paraguai. Pois, alguns talentos nos pertencem, outros tem que ser construídos!       

Nesta perspectiva, aquilo que é ZDP hoje tende a ser NDR amanhã, o que a criança (jogador de futebol) faz em um dado momento com mediatização passa a poder fazer sozinha e autonomamente em um momento futuro. Sendo assim, temos que pautar o processo ensino-aprndizagem-treinamento dentro de um perspectiva complexa com progressão, para podermos auxiliar esses talentos.

Referência

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

AQUISIÇÃO ou COMPETÊNCIA MOTORA NO JOGO DE FUTEBOL


Muito se têm discutido sobre as Habilidades Motoras na prática do futebol. Como pode ser realizado o seu desenvolvimento? Como aproveitá-lo ao máximo durante as partidas?

O que explica a diferença de jogar futebol dos brasileiros para com com seus semelhantes de outras nacionalidades (européias por exemplo). Será que deve haver crianças diferentes de continente para continente?

Apoiado em Gibson (1968) apud Fonseca (2008, p.224), a exploração de qualquer objeto exige a sua prévia manipulação (vista esta aliás, como um processo de investigação visual, o que traduz, em última análise, a própria essência da percepção. A informação perceptiva só é, pois, significativa a partir do momento em que se encontra em relação recíproca com a informação motora previamente aprendida (Wickstrom, 1970 apud Fonseca, 2008, p. 224). Assim, a informação perceptiva deve ser estruturada, categorizada e identificada com a informação motora, em que o processo de comparação e de relação com os dois tipos de informação citados (input - output - feedback) se situa, segundo esses autores, em uma categoria perceptivo-motora do tipo estímulo-resposta.  

O que quero dizer, é que as crianças devem ser estimuladas na aprendizagem sensório-motora, em relação e combinação entre a sensação (input entrada de informação) e a resposta motora (output ou saída da informação) tudo isso, organizado, interado e integrado coerentemente com as informações captadas e extraídas pelos vários sentidos (visão, audição, tato, cinestésico, vestibular, proprioceptivo) durante as sessões de treinamento.

Quanto mais vivências (aquisição ou competência motora) no processo ensino-aprendizagem-treinamento de crianças melhor. A literatura especializada nós mostra que o grau de expertise só se alcança com 10 mil horas ou mais.

Pois, no ser humano, a ação não se orienta somente pela impressão sensorial imediata ou meramente pela experiência acumulada. Pelo contrário, ele pode abstrair, fazer relações, reconhecer causas, rever e prever acontecimentos e depois refletir e interpretar, tomando decisões conscientes. A ação do ser humano é livre e independente das condições externas do momento e do espaço presentes (Vygotsky, 1999 apud Fonseca, 2008, p. 379-380). 

Através disso, a importância de uma pessoa competente há frente do processo de ensino-aprendizagem-treinamento de crianças pode ajudar a refletir e interpretar as situações ocorridas nos treinamentos e jogos para futuros acertos.  O que segundo Vygotsky (1999) apud (Fonseca, 2008,  p. 391) retira a criança do seu Nível de Desenvolvimento Real (NDR) e há eleva para o próximo, o Nível de Desenvolvimento Proximal (NDP).

Referência

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.