Figura 1: Inertial Movement Analysis (IMA) adaptado de Rabelo, 2016 |
Com o advento das tecnologias no meio desportivo, a ciência também vem evoluindo cada vez mais para auxiliar os métodos de treinamento, o seu controle e o monitoramento de cargas de treinamento. E novos postos de trabalho vem ganhando notoriedade no futebol, o fisiologista é um exemplo disso.
O uso do Global Positioning System (GPS), é uma tecnologia de navegação baseada em satélite, fornecendo assim um meio adicional para descrever e compreender o contexto espacial da atividade física. O GPS foi utilizado pela primeira vez para rastreamento de atletas no ano de 1997. O seu uso é cada vez mais utilizado pois, ele possibilita ao fisiologista, treinador e preparador físico uma análise abrangente e em tempo real da performance do jogador em jogos oficiais bem como nos treinamentos.
O GPS consegue fornecer dados referentes a diversas variáveis, dentre os mais importantes temos o Inertial Movement Analysis (IMA). Que é um algoritmo científico que remove os erros inerentes de sensores inerciais (acelerômetros, giroscópios e magnetômetros que medem a força, direção e inclinação). O IMA remove a força da gravidade com um filtro que gera, informações precisas e validada de acelerações, desacelerações, mudanças de direção e saltos (altura e frequência) (PIAZZI, FORNAZIERO, MARIA, 2021). Os referidos autores seguem relatando que, a criação de parâmetros de aceleração nos três planos de movimento que consideram a gravidade fornecem uma plataforma para desenvolver algoritmos para detectar micromovimentos específicos dos esportes, convertendo em informações relacionadas a movimentos multidirecionais que são importantes para a prescrição atual do treinamento.
Campograma 1: Jogo Fractal 3 VS 3 Top 1 Neural IMA per Minute |
No campograma 1 temos um Jogo Fractal 3 VS 3 com dimensões de 27m X 22m com área relativa 99 m2 e IMA Total 21,3/m (RABELO, 2016). Com esse jogo conseguimos obter um grande número de acelerações/desacelerações e mudanças de direção (Change of Direction [CoD]) tanto para à direita quanto para à esquerda (quanto a tática trabalhar o triângulo defensivo). Outra questão pertinente que devemos relatar é que, a situação de igualdade numérica aumenta a demanda física dos jogadores (na figura 1 temos a seta vermelha significando alta demanda, a laranja média demanda e a azul baixa demanda).
Se você não dispõe de dispositivos de GPS, esse é um ótimo exemplo para organizar e gerir o processo de treinamento sem essa tecnologia e obter resultados próximos com um baixo custo financeiro.
Boa semana!
Referências
RABELO, Felipe Nunes. Métricas para Avaliar os Jogos Reduzidos. Catapult Performance Workshop. Curitiba, 2016 - Não Publicado.
PIAZZI, Alessandro F.; FORNAZIERO, André M.; MARIA, Thiago Santi. Controle de Carga de Trabalho no Futebol in: MARIA, Thiago Santi.; BOTTINO, Altamiro A. Fisiologia do Exercício Aplicada ao Futebol. 2021. p. 122-149.
Nenhum comentário:
Postar um comentário