Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

JOGOS REDUZIDOS UTILIZADOS COMO ARMA HIIT


 


"O Futebol não é ciência, 
mas a ciência pode ajudar a melhorar o nível do Futebol"
                                                                      Jens Bangsbo

O uso de jogos reduzidos (para nós Jogos Fractais) para treinamento de futebol além de trabalhar as habilidades técnicas em ambiente específico e a consciência tática, podem e devem ser utilizados para aprimorar as respostas metabólicas e neuromusculares. Se compararmos essas respostas para atender às demandas, isso pode ajudar a garantir uma carga ótima (nem muito, nem muito pouco) e encontrar o equilíbrio entre trabalho/recuperação mais gerenciável de um dia para outro. Um dos desafios de avaliar as demandas do jogo, no entanto, é que a intensidade e a densidade das ações provavelmente são dependentes do tempo, ou seja, quanto maior o período de jogo, menor a intensidade média desse período. 

No campograma acima temos um jogo fractal onde se enfrentam 8 VS 8 em um campo com dimensões de 73 m X 68 m com o objetivo de fazer a bola chegar até a área demarcada (em forma de passe para um companheiro, já trabalhando o passe no intervalo entre zagueiro e lateral) pelos bonecos para poder pontuar. A duração do trabalho é de 4 X 5 minutos. Esse trabalho é considerado o número 1 quando queremos trabalhar High Speed Distance per Minute (carga neural) pois, teremos distância percorridas acima de 20 Km/h com 8,3 m/min em uma área relativa de 310,3 metros quadrados (RABELO, 2016). 

A distância percorrida acima de 19,8 Km/h (5,5 m/s) tem sido usada para quantificar as demandas de High Speed Running (HSR) no futebol (essas demandas equivalem a 2% do tempo de jogo) e 25,2 Km/h (7m/s) para mensurar os sprints (essas demandas equivalem a 1% do tempo do jogo).  Portanto, HSR absoluta é a distância percorrida igual ou superior a 5,5 m/s (esses são os momentos mais decisivos do jogo de futebol). Mais recentemente, os perfis de atividade da partida durante os períodos de Bola em Jogo (BiP) foram relatados para fornecer uma representação mais precisa das demandas da partida em comparação com as variáveis ​​da partida inteira. Os autores também isolaram passagens fixas de BiP em períodos de 30-60 s, 60-90 s e >90 s, para entender a relação entre a intensidade de corrida e a duração dos períodos de BiP. Além disso, a investigação das saídas máximas para cada métrica de GPS (em vez da média) foi pensada para revelar as demandas de pico do jogo, também conhecido como pior cenário. De acordo com o estudo, houve valores mais elevados para a demanda de pico em relação à média, com os maiores valores alcançados durante os períodos mais curtos (de 30-60 s) (MERNAGH, et al., 2021). O que corrobora os dados de Rabelo, 2016. 

Informações como essas precisam ser conhecidas pelas comissões técnicas, pois, o nível das equipes em competitividade fez surgir novos estudos sobre demandas competitivas (físicas, fisiológicas, metabólicas e técnicas) necessárias aos atletas de alto rendimento, seja durante os treinamentos ou nas competições (PIAZZI; FORNAZIERO; MARIA, 2021). Para organizar os treinamentos durante a semana e identificar o perfil exato do objetivo desta atividade e distribuir as cargas durante a semana, para prospectar a carga de trabalho que será oferecida à equipe e ajustar parâmetros de volume e intensidade para que a carga fique dentro do que foi programado e proposto para aquele dia e tente aproximar cada vez mais o treinamento do que acontece no jogo.

Na sequência de postagens traremos mais alguns exemplos de treinamentos com outros objetivos.

Boa semana!

Referências

RABELO, Felipe Nunes. Métricas para Avaliar os Jogos Reduzidos. Catapult Performance Workshop. Curitiba, 2016 - Não Publicado.

PIAZZI, Alessandro F.; FORNAZIERO, André M.; MARIA, Thiago Santi. Controle de Carga de Trabalho no Futebol in: MARIA, Thiago Santi.; BOTTINO, Altamiro A. Fisiologia do Exercício Aplicada ao Futebol. 2021. p. 122-149.

MERNAGH, Dylan; et al. A comparison of match demands using ball-in-play versus whole match data in profissional soccer players of the English Championship. Sports 20219, 76. Disponível em: https://doi.org/10.3390/sports9060076


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