Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sexta-feira, 24 de julho de 2020

TREINANDO AÇÕES TÉCNICAS POR MEIO DE JOGOS FRACTAIS



É inegável que para se treinar/jogar futebol a equipe/jogadores tem que possuir um ótimo nível técnico. Com a evolução marcada por avanços significativos em múltiplos domínios do conhecimento aplicados ao futebol. Avanços esses, alavancados pelo desenvolvimento das ciências do esporte que, proporcionaram o surgimento e o aprimoramento de novas metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento aplicadas ao futebol.

Hoje os jogos em campos reduzidos, conhecidos internacionalmente como small-sided games são muito estudados e utilizados principalmente na Europa. Esses jogos caracterizam-se por apresentar um formato menor, dimensão do campo e número de jogadores não correspondente ao jogo formal oficial. Scaglia e Reverdito (2011) consideram os jogos em campos reduzidos como jogos conceituais (uma das matrizes de jogos), são jogos em que as suas referências funcionais (princípios operacionais e regras de ação) e estruturais (dimensão do campo, número de alvos) não respeitam a lógica do jogo esportivo coletivo, mas sim a manipulação da bola frente a diferentes objetivos.

Os contrários a esse tipo de metodologia de treinamento argumentam que, o uso dos jogos em campo reduzido não trabalham o aspecto técnico do jogo e recorrem aos trabalhos analíticos de forma fragmentada e descontextualizada do ambiente do jogo para trabalhar esses fundamentos. Dentre as muitas definições de técnica na literatura, escolhemos a de Greco e Benda (1998) que a definem como a adequada interpretação no tempo, espaço e situação do meio, necessário para resolver uma tarefa ou problema motor advindos do esporte. 



O treinamento baseado em jogos parte do princípio do trabalho do todo e não da somatória dos fragmentos do todo. Ao se treinar com jogos, busca-se desenvolver todos os aspectos que ocorrem na partida oficial de forma sistêmica e integrada. 

Destarte, propomos o nome de Jogo Fractal Técnico. O termo Fractal foi instituído por Benoit Mandelbrot em 1975, para denominar uma classe especial de curvas definidas recursivamente que produzia imagens reais e surreais. Uma estrutura geométrica ou física tendo uma forma irregular ou fragmentada em todas as escalas de imediação. A geometria fractal estuda subconjuntos complexos de espaços métricos. Segundo Stacey (1995) um fractal é uma parte invariante ou regular de um sistema caótico que pela sua estrutura e funcionalidade consegue representar o todo, independentemente da escala onde possa ser encontrado. Os fractais são representativos do todo, pois têm uma constituição "genética" semelhante ao todo onde foi observado (GUILHERME OLIVEIRA, 2004 apud CAMPOS, 2008, p. 54).

Ao consultar a literatura, está muito bem descrito que nos formatos de jogos menores (1 VS 1; 2 VS 2; 3 VS 3; 4 VS 4 e suas variações), as respostas fisiológicas, tais como concentração de lactato (La), frequência cardíaca (FC) e a percepção subjetiva de esforço (PSE), são significativamente maiores em relação aos jogos com maior número de participantes. 

Quanto as ações técnicas o Jogo Fractal Técnico pode ser organizado para trabalhar e desenvolver significativamente qualquer ação técnica de uma maneira mais funcional ao que acontece no jogo oficial. 

Na nossa concepção é fundamental que o processo de treinamento em futebol seja baseado em todas as categorias de Jogos Fractais (Técnicos e Posicionais). Pois os jogadores precisam treinar o mais   específico possível de forma sistêmica e integrada possível.

Se você quer saber mais sobre os Jogos Fractais Técnicos e Posicionais em breve estaremos lançando um material explicando melhor e com exemplos de jogos.

O endereço de e-mail para maiores informações é tajessports@gmail.com

Bom final de semana!

Referências

CAMPOS, C. A justificação da Periodização Táctica como uma fenomenotécnica: a singularidade da intervenção do treinador como sua impressão digital. Espanha: MCSports, 2008.

SCAGLIA, A. J. ; REVERDITO, R. S. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés: todos semelhantes todos diferentes. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 11, p.89-90, 2011. 

STACEY, R. As fronteiras do caos. Biblioteca de Economia e Ciências Empresariais. Lisboa: Bertrand, 1995.









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