Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 29 de maio de 2010

AS FASES DO JOGO


Na dinâmica do encaixe de um jogo de futebol, percebe-se que ele é constituído de três situações táticas clássicas:

  1. Ataque;
  2. Defesa; e
  3. Reorganização de Posturas.

Assim, pode-se analisar o jogo também considerando a eficiência das equipes no desempenho dessas três fases. Temos que nos ater nos treinamentos, principalmente quanto as distâncias entre as peças do desenho tático escolhido, pois é esse fator que, dará um maior equilíbrio nesses três requisitos do jogo, mas não só. O técnico que faz a leitura correta da interferência dessas distintas fases na produção da sua equipe sai na frente para melhor ajustá-la. O que caracteriza um modelo de jogo da equipe é, o aprimoramento de uma dessas três fases, ou como deveria ser, o aprimoramento das três.

Como devem ser os três momentos do jogo:

Momento Ofensivo (fase de construção de jogadas): caracteriza-se pela insistência na construção de jogadas de ataque ou, pelo menos, na manutenção de posse de bola. Não basta apenas delimitar o posicionamento dos jogadores em campo sem instruí-los e prepará-los para executar as ações. Em termos ofensivos, muitas esquematizações táticas podem ser utilizadas. A partir das suas características, os atletas devem ser distribuídos em campo e treinados individualmente, por setores e em conjunto, para as ações ofensivas. Poderá haver trocas de posicionamento entre as peças do desenho, mas é importante que sejam feitas por jogadores que saibam ser ofensivos também nas zonas para as quais estão migrando. Os procedimentos ofensivos de uma equipe de futebol costumam ser marca registrada do sistema tático que os utilizam. (Drubsky, 2003).

Momento Defensivo (fase de recuperação de bola): talvez seja este o fator determinante para que o desenho tático funcione no futebol. Qual peça vai marcar determinado setor nas várias situações de jogo em que o adversário recupera a posse de bola e prepara a contra-ofensiva? Quais setores farão as coberturas nestes casos? Quem pega quem na saída de bola do adversário? Isso deve estar bem assimilado para evitar furos no desenho. Sendo o futebol moderno caracterizado pela ocupação inteligente dos espaços, a equipe que deixa buracos no campo estará fadada a maus resultados. Num jogo em que os atletas se preocupam apenas em ser ofensivos, o resultado quase sempre é a derrota! Cada desenho tem a sua melhor forma de marcar o adversário. Além disso, o sistema de marcação depende das características dos jogadores e do encaixe do jogo. Após conjugar essas situações, o técnico define como bloquear as ações do seu oponente já a partir do seu campo ou de zonas mais recuadas. (Drubsky, 2003).

Momentos de Reorganização (fase de transição do jogo): são nítidas em campo as situações de jogo em que as equipes perdem ou recuperam a posse de bola e necessitam de um tempo para reorganizar seu posicionamento em razão das novas necessidades. Na transição tanto para as ações de ataque quanto para as de defesa, exige-se eficiência das equipes e seus desenhos, sob pena de sofrerem danos irreparáveis. A fase de reorganização do jogo é uma circunstância tática treinável que deve levar em consideração a organização do desenho, as esquematizações táticas e o desenvolvimento dos sistemas de cobertura e compensações e do poder de posse de bola, entre outros. (Drubsky, 2003). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário