Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

domingo, 18 de dezembro de 2011

FC BARCELONA "MÉS QUE UN CLUB" PARTE 3


"O Barcelona passa a bola rápido como o meu pai me dizia que o Brasil fazia antigamente."
Pep Guardiola, 2011.

A postagem desta vez sobre o FC Barcelona será no dia que o clube catalão se torna Bicampeão Mundial de Clubes pela FIFA, contra o Santos FC. Conseguindo um placar de 4 X 0 (maior placar desde o novo formato que teve início no ano 2000 para este torneio numa final).

Quando falamos do FC Barcelona, parece que esse clube criou uma forma de jogar até então nunca vista. Mas pra mim, não! O que quero dizer com isto. O grande segredo do FC Barcelona é que, ele conseguiu compilar o que já aconteceu de melhor no futebol mundial em seu Modelo de Jogo. A recuperção da posse da bola (RPB) da Holanda de 1974; a alternância de corredores que tão bem fazem os holandeses; a posse de bola (passes) como o Brasil de 1970 e o Brasil de 1982. Faz isso, desde muito cedo, pois se preocupa em interiorizar esses valores nos seus jogadores desde a formação mais precoce e identifica isso nos seus jogadores, indiferentemente da estatura e porte físico avantajado. Preferem os mais habilidosos e rápidos em execução (domínio e passe).


SO = Setor Ofensivo
STD = Setor de Transição Defensiva
SMO = Setor de Meio Ofensivo
SMD = Setor de Meio Defensivo
STO = Setor de Transição Ofensivo
SD = Setor Defensivo

No campograma acima, estão observações referentes a quantidade de Recuparação da Posse da Bola (RPB) realizadas pela equipe do FC Barcelona no jogo do dia 10/12/2011 contra o Real Madrid CF (em preto no 1º tempo da partida) e de hoje 18/12/2011 contra o Santos FC (em laranja no 1º tempo e amarelo no 2º tempo). Contra o Real Madrid CF o 1º tempo terminou empatado em 1 X 1 (gol do FC Barcelona originado de uma RPB no STO). Contra o Santos FC o 1º tempo terminou 3 X 0 (com dois gols originados de RPB no SMO) e no 2º tempo o gol (originado de uma interceptação no SMD com RPB no STD). Com essas observações eu começo a entender melhor esse fenômeno que é a Posse de Bola do FC Barcelona, que no jogo contra o Real Madrid CF foi de 60% (no campo do adversário) e no jogo contra o Santos FC foi de 71% (733 passes certos, 35 passes errados). O FC Barcelona não apenas têm uma ótima Posse de Bola (como todos nós sabemos), mas a Recuperação da Posse da Bola é o que mais me chama a atenção, pois na maioria das vezes, recuperam a posse da bola no mesmo setor da perda, ou, no setor seguinte, evitando assim a progressão do adversário a sua baliza.

Isso nos mostra que o clube catalão tem bem definido o que espera de seus jogadores tanto coletivamente como individualmente nos momentos do jogo, por exemplo,  sempre pretende RPB o mais longe possível da sua baliza (e consegue), agora pergunto: qual clube brasileiro sabe qual setor do campo mais Recupera a Posse da Bola, Erra mais Passes, Intercepta bolas? E qual é o Modelo de Jogo Adotado pelo clube?




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário