Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

domingo, 28 de março de 2010

JOGO DE TRANSIÇÃO + POSSE DE BOLA

Este trabalho eu executo com as minhas turmas Sub-13 e Sub-15. Para que eles tenham compreensão da largura do campo e possam circular a bola com uma certa qualidade, sempre tirando a mesma da pressão do opositor.

Numa disputa de três equipes compostas por sete jogadores cada, mais um goleiro. Uma equipe será atacante, outra defensiva e a terceira formará os curingas (que jogam dando suporte de fora do camo de jogo há equipe que estiver de posse da bola).

Objetivos: circulação da bola, jogo apoiado, posicionamentos ofensivos e defensivos e as transições;

Dimensões: metade do campo de futebol ou campo de futebol 7;

Duração: 5 minutos (inverte-se as obrigações);

Materiais: coletes, discos e bolas;

Adaptação Biológica: Resistência Específica.


A finalidade de quem estiver atacando é fazer o gol na baliza defendida pelo goleiro com o auxílio dos coringas, explorando a largura do campo sem pressa. De quem estiver defendendo, é ocupar o espaço central do campo de forma racional e evitar a progressão da bola no setor e quando estiver com a posse de bola circula-lá (não na frente da área) com o apoio dos curingas e deixar passar o tempo. Os curingas devem devolver a bola para a equipe que lhe passou a bola.

Observem que a disposição tática orientada é um 4.3 (pois estou trabalhando para a implantação de 1.4.3.1.2). Sempre será cobrada está disposição de 4.3 de quem está defendendo, com um dos zagueiros sempre na sobra. Para quem estiver atacando é pedido atenção na exploração dos espaços na largura do campo, principalmente dos laterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário