Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

quinta-feira, 23 de junho de 2011

BOLA PARADA (Contra/Transição Ofensiva)


Este vídeo é da participação da minha equipe Sub-15 na 7ª Taça Saudades 2011. Realizando uma Transição Ofensiva após uma Bola Parada Contra.

Resultado de alguns meses de trabalho dando certo na competição! Pena que a finalização não foi a esperada, mas, o processo de ensino-aprendizagem-treinamento continua. Efetuando certos erros, futuramente surgiram acertos. Esse é o papel da formação! 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

DEFENDER EM ZONA OU ZONA PRESSIONANTE?


Segundo Mourinho (2007) apud Oliveira et al (2007):
"Defender zonalmente e fazer pressing zonal, são duas coisas totalmente diferentes! Uma coisa é defender em zona, onde, pelo posicionamento no campo e pela adaptação posicional de todos os jogadores em função da posição da bola quando está em posse do adversário, se busca encurtar espaços, criar dificuldades e esperar o erro. Defender zonalmente em pressão, significa, de igual modo, um bom jogo posicional, mas com a iniciativa no sentido de tentar intensificar ao máximo as dificuldades ao adversário e de tentar recuperar a bola o mais rápido possível. De uma forma bem resumida, quando falamos de futebol de alto nível, eu diria que o homem a homem não existe, zona existe, mas não me convence, e zona pressionante é o futebol de hoje e de amanhã."
 "Ninguém joga homem a homem ou em função dos homens, mas em função dos espaços."
Referência

OLIVEIRA, Bruno. AMIEIRO, Nuno. RESENDE, Nuno. BARRETO, Ricardo. Mourinho Por quê tantas vitórias? MCSports - Gradiva, 2007.





terça-feira, 14 de junho de 2011

AS MUDANÇAS


Podemos acreditar que tudo o que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida, uma benção que só serve para esse dia e que não pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano, é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria dos nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.

Enfim, se focarmos nos pequenos detalhes, consegiremos encontrar a fórmula para a mudança que pode ser muito útil em nossas vidas.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

JOGO PARA A RETIRADA DA BOLA DO SETOR DE PRESSÃO

Princípio: Valorização da Posse da Bola e Retirada do Setor de Pressão

Sub-Princípio: Mecanismos de saída

Complexidade: 2 (média)

Objetivo: Articulação intersetorial

Tempos: 4 X 2'30"

Adaptação Biológica: Força Específica

Materiais: Discos, coletes e bolas

Descrição

Número de jogadores 12 (6:6)   Dimensões: 40 m X 40 m

Jogo específico 6:3 + 3 coringas. É um jogo de posse e manutenção de bola, onde em um lado do quadrado  seis (6) jogadores da equipe de posse de bola tentam manter a posse sob a oposição de três (3) defensores, que serão apoiados por três (3) coringas nas laterais do campo de jogo. A equipe de posse da bola marcará pontos toda vez que conseguir realizar oito (8) passes consecutivos sem que a equipe defensora toque na bola. A equipe defensora, quando recuperar a posse da bola, deve retirá-la do setor de pressão com ajuda dos coringas e ir jogar no seu espaço um 6:3.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

JOGO DE POSSE E CIRCULAÇÃO + DOBRA DE MARCAÇÃO

Princípio: Posse e Circulação da Bola

Sub-Princípio: Equilíbrio Posicional

Complexidade: 3 (média alta)

Objetivo: Velocidade Coletiva e Recuperar a posse da bola no mesmo setor da perda

Tempos: 5 X 6'

Adaptação Biológica: Resistência Específica

Materiais: Discos , coletes e bolas

Descrição

Número de jogadores 14 (5:5 + 2 coringas + 2 goleiros)  Dimensões: 2/3 campo

Jogo específico 5:5. No espaço de jogo existem setores (1,2,3,4 e 5). Cada equipe, em posse da bola deve ter um jogador em cada um desses setores (sendo que estes jogadores só podem agir com bola em seus setores). A equipe sem a posse da bola pode ocupar livremente os espaços de jogo e deve buscar criar dobras de marcação. Os dois coringas jogam com a equipe que tem a posse da bola.  




sexta-feira, 27 de maio de 2011

COMO FORMAR LATERAIS?



Essa foi uma das indagações que cheguei num curso de aperfeiçoamento que fiz no passado em Curitiba. Os profissionais do Clube Atlético Paranaense que ministraram o curso, responderam que essa é uma pergunta bem difícil de ser respondida, devido à escassez de laterais no futebol mundial. Mas após muito conversamos, chegamos a um consenso de que, os sistemas e esquemas táticos estão acabando com os laterais.

Muitos técnicos têm utilizado meias e volantes nas laterais. E isso tem causado sérios problemas com a atuação dos laterais de origem em algumas equipes do nosso futebol. Como trabalho em uma escola de formação de talentos para o futebol e mesmo sabendo que o futebol é um esporte extremamente democrático, onde todos os biótipos podem praticar, temos que ter algum parâmetro:

Laterais

Características físicas: as qualidades físicas que destacamos são, estatura a qual deveria situar-se entre 1,65 metro a 1,75 metro, resistência, velocidade, coordenação e agilidade.

Características técnicas: desarme, antecipação, domínio de bola, precisão no passe e nos cruzamentos, domínio dos espaços e recuperação.

Características táticas: as principais qualidades táticas de nossos laterais devem ser: entrosamento com os companheiros, noção de cobertura e colocação. Estas são as mais marcantes qualidades a serem desenvolvidas e para as quais devemos estar sempre atentos, treinando e aperfeiçoando-as sempre que possível.

Características psicológicas: podemos citar como qualidades mais desejadas: a coragem, a determinação, a agressividade, a iniciativa e o controle emocional.

Tendo identificado algumas dessas características em algum menino durante os treinamentos, nós profissionais da área temos a obrigação de expor isso para o menino e de alguma forma, orientá-lo para que se dedique a essa posição tão importante e carente em nosso esporte. E nunca esquecer, o grande segredo da formação é a habilidade motora!

domingo, 22 de maio de 2011

RELAÇÃO DO PORTADOR DE ALTAS HABILIDADES COM OS POSSÍVEIS TALENTOS NO FUTEBOL



Vivemos num país considerado como o "país do futebol", que participou de todas as copas e é o maior vencedor. Nossos jogadores percorrem o mundo, jogando em todas as ligas e nos maiores clubes. São considerados os melhores.

Mas, para que possamos começar a entender essa nossa superioridade frente aos outros países, já que não temos tantas condições financeiras qauntos eles, temos que ter consciência de um fato que está deixando de ser novidade para muitos: a questão dos Portadores de Altas Habilidades, ou como muitos preferem, os Superdotados. A definição de Superdotados aceita pelo MEC (1995) é a de que:
"são considerados Superdotados todos aqueles que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer um dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:
  • Capacidade Intelectual Geral;
  • Aptidão Acadêmica Específica;
  • Pensamento Criador ou Produtivo;
  • Capacidade de Liderança;
  • Talento Especial para Artes Visuais, Dramáticas e Musicais; e
  • Capacidade Psicomotora".
 Meu foco de estudo é com o tipo psicomotor, que se destaca por apresentar: habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando habilidades e desempenho nessa área fora do comum, relativo à velocidade (velocidade de pensamento), agilidade de movimentos, força e resistência, controle e coordenação motora. Todos requisitos indispensáveis para um talento no futebol, além de ter pensamento criador ou produtivo e capacidade de liderança.

Sabemos também que algumas dessas características são de ordem genética. Mas, segundo o grande pesquisador das Altas Habilidades/Superdotação Joseph Renzulli (1976), os comportamentos de Superdotação resultam de um conjunto de três traços:
  • Envolvimento com a tarefa;
  • Criatividade; e
  • Habilidade acima da média.
O Superdotado encontra-se na intersecção dos três traços.


Tendo esses conhecimentos, quem trabalha com treinamento, independentemente de ser com futebol ou não, tem de procurar verificar as aptidões dos jovens nos treinamentos, nos jogos e em exercícios de coordenação complexa.

O futebol é altamente exigente quanto aos níveis de coordenação, destreza e habilidades táticas e técnicas na execução das ações de jogo, sempre acompanhado de grandes doses de precisão e tomada de decisão sob pressão de tempo. A necessidade de velocidade de execução nos leva a dispor na maioria dos gestos de velocidade mental, ou rapidez como elemento imprescindível para a eficácia nas ações individuais e coletivas. Nessas ações, os jogadores com seu rendimento constituem o elemento fundamental da performance da equipe na partida. E jogadores que têm esse diferencial, ou Altas Habilidades/Superdotação, já mostram qualidade muito prematuramente, desde as categorias de formação. São pessoas que estão sempre à frente, lendo as jogadas antes mesmo de elas acontecerem.

Por isso, precisamos que todos os que trabalham com categorias de formação e detecção de novos talentos para o futebol prestem muita atenção nos aspectos motores dos jovens atletas, mas também fiquem atentos para certas situações como:
  •  Poder de persuasão;
  •  Liderança;
  •  Criatividade;
  •  Níveis de desenvolvimento positivo das categorias gerais de personalidade;
  •  Capacidade de jogo e render com o resultado (como condição física, tática/técnica);
  • Motivação; e
  • Capacidade de resolução de problemas.

Tudo isso vai fazer com que continuemos sendo a potência que somos no futebol e tendo ótimos resultados dentro e fora dos gramados.

P.S.: para ser treinador de futebol é necessário ter conhecimentos além dos quesitos específicos do campo.

Referências

Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes gerais para o atendimento educacional aos alunos portadores de altas habilidades/superdotação e talentos. Brasília: MEC/SEESP, 1995a.

RENZULLI, Joseph S. et. al. Scales for rating the behavioral characteristics of superior students. Mansfield Center, Connecticut: Creative Learnning Press, 1976.