Muitos quando olham para uma equipe de futebol sempre elegem um jogador favorito, o tão conhecido "craque" da equipe. Mas, será que uma equipe de futebol é bem sucedida por apenas possuir jogadores com qualidades individuais?
O futebol é um esporte coletivo de invasão, desta forma, todas as equipes devem possuir um saber estratégico-tático, uma vez que esse saber advém não apenas do conhecimento das regras de competição e de gestão e organização do jogo, mas também do conhecimento das condições de regulação situacional (GARGANTA, 2006). Uma partida de futebol acontece entre duas equipes que irão se comportar como um sistema dinâmico que vive da sua organização no espaço e no tempo, a eficácia dos comportamentos individuais e coletivos dependerá do compromisso entre a sua identidade e a sua integridade. Destarte, o que faz o jogo é aproveitar o momento. E conforme nos mostra Garganta (2006) o que ensina aproveitar o momento são a estratégia e a tática.
O que uma orquestra tem haver com uma equipe de futebol? Tudo!
Assim como no futebol, podemos simplificar um orquestra separando por setores:
- Setor dos Metais - instrumentos de sopro;
- Setor das Cordas - instrumentos de corda, violino, violoncelo;
- Setor de Percussão - bateria, tambor.
- Setor Defensivo;
- Setor de Meio-Campo; e
- Setor Ofensivo.
Para adquirirmos um funcionamento global eficiente da equipe, você colocaria todos os setores para treinarem juntos (jogos específicos - similar há um jogo coletivo) ou utilizaria um outra estratégia?
E se sua orquestra/equipe desafinar? Você reduziria sem empobrecer os seus exercícios/jogos?
Destarte, é exatamente assim que funciona. Não estamos aqui para dizer o que é certo ou errado, mas, para criar provocações. Exercícios/jogos que restrinjam ou dificultem os Princípios Táticos e o Modelo de Jogo da Equipe desafiam o funcionamento global eficiente de qualquer equipe de futebol. E depois que desafinou, é preciso descobrir se é apenas um desarranjo individual (jogador/pessoa) que não entendeu o TODO dentro da sua PARTE e/ou as PARTES estão com dificuldade de se harmonizar como TODO!
Lembre-se, a individualidade só aparece dentro do coletivo.
Se gostou deixe seu comentário.
Curta e Compartilhe.
Boa semana!
Referência
GARGANTA, J. (Re)Fundar os conceitos de estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos, para promover uma eficácia superior. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 20, 201-203; 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário