Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 11 de setembro de 2010

A INDÚSTRIA DO FUTEBOL EMBASADA NA GLOBALIZAÇÃO

"A descoberta de que a terra se tornou mundo, de que o globo não é mais apenas uma figura astronômica, e sim o território no qual todos encontram-se relacionados e atrelados, diferenciados e antagônicos - essa descoberta surpreende, encanta e atemoriza. Trata-se de uma ruptura drástica nos modos de ser, sentir, agir, pensar e fabular. Um evento heurístico de amplas proporções, abalando não só as convicções, mas também as visões de mundo. [...] A Terra mundializou-se de tal maneira que o globo deixou de ser um figura astronômica para adquirir mais plenamente sua significação histórica." (Ianni, 2001, p. 13)
 Vivemos na era da globalização, onde as fronteiras estão cada vez mais próximas, onde canais de televisão e a internet nos oportunizam acompanhar o que acontece com os maiores clubes de futebol  do mundo, acessando seus sítios oficiais, podemos saber o que foi trabalhado no dia de treinamento, quais jogadores treinaram normalmente e o principal que metodologia está sendo utilizada por cada um destes treinadores.

Desta forma, não podemos achar (como ouço em algumas conversas) que o futebol moderno é pior do que o futebol mais antigo. Hoje o futebol é um meio de entretenimento, no Brasil ainda percebemos que estamos engatinhando nesse caminho que não terá mais volta. Pois a própria legislação obriga os clubes a terem um processo de empresarização, que é influência direta no comportamento empresarial. É sabido que o futebol brasileiro causa inveja aos olhos internacionais. Afinal, a seleção brasileira é a maior campeã mundial e os jogadores brasileiros estão frequentemente ocupando o topo das listas dos melhores jogadores do mundo. Mas isso, entretanto, não se aplica ao estado da indústria do futebol nacional, que convive com clubes com alto grau de endividamento, estádios antigos e vazios. Ao contrário da seleção nacional, os clubes brasileiros e seus técnicos dificilmente são objetos de admiração mundial. 

Quando olhamos os clubes europeus, percebemos essa preocupação de entretenimento, pois, o que a indústria do futebol vende? O que nós queremos ver no futebol? Em que estádio queremos assitir aos jogos ao vivo? E que jogadores queremos ver em campo?

O principal produto do futebol é a emoção, ninguém quer assitir a uma partida que já sabemos o resultado, por isso o futebol é o único esporte planetário que atrai tantos admiradores e tem um faturamento alto.

Os estádios europeus são verdadeiros espetáculos à parte, quem já visitou um sabe do que estou falando, tem área para tudo, segurança e comodidade (basta olhar a foto à cima) além de shows no início e intervalo dos jogos.

E na europa estão os maiores jogadores do futebol mundial divididos em vários clubes que possuem receita dignas de muitos PIB de países de terceiro mundo.

Então, não tem como voltar à trás, o futebol moderno é sim uma indústria embasada na globalização e as metodologias de treinamento que vem sendo aplicadas atualmente na europa mais cedo ou mais tarde serão a humanimidade no futebol (pra mim já é. Periodização Tática é a melhor forma de operacionalização de treinamento) e graças a globalização eu tomei conhecimento dessa metodologia.


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