Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ALGUNS TALENTOS NOS PERTENCEM, OUTROS TEM QUE SER CONSTRUÍDOS



O processo ensino-aprendizagem-treinamento tem um papel preponderante na formação dos futebolistas. Sendo assim, temos que possuir alguma metodologia que nos norteie nesse processo.

Segundo Vygotsky (1993), introduz os níveis de desenvolvimento: o Nível de Desenvolvimento Real ou Efetivo (NDR) [ou Saber Atual] e o Nível de Desenvolvimento Proximal ou Potencial (NDP) [ou Saber Potencial].

O NDR compreende as conquistas evolutivas, nestes caso psicomotoras, que já estão consolidadas no indivíduo (na criança, no jovem ou no adulto), ou seja, as funções, capacidades ou competências que já foram aprendidas e que fazem parte do seu repertório habitual, na medida em que as produz e expressa autonomamente, sem assistência do outro ou de alguém mais experiente, seja pai ou mãe, o educador/preparador técnico ou um parceiro mais experiente. O NDR indica, consequentemente, a expressão de processos mentais ou psicomotores que já se integraram, estabeleceram e completaram retrospectivamente no seu cérebro e no seu corpo. Trata-se das atividades que a criança já sabe fazer e executar independentemente.

O NDP também se refere àquilo que a criança é capaz de fazer, mas com a mediatização, suporte e ajuda de outra pessoa mais experiente (mediatizador). A criança produz, assim, soluções de tarefas e de problemas através de uma interação intencional assistida, de uma co-aplicação de estratégias compartilhadas, entre ela e o mediatizador. Trata-se, portanto, do acesso a novas competências promovidas na criança por meio de interações efetuadas pelo mediatizador, que visam a produzir novos processos mentais e psicomotores, isto é, novos níveis de execução e desempenho, igualmente indicativos do desenvolvimento e do potencial da criança (FONSECA, 2008).

Portanto, a distância entre aquilo que a criança é capaz de fazer autonomamente (NDR) e aquilo que ela desempenha em cooperação mediatizada com outros indivíduos mais experientes (NDP), caracteriza exatamente a Zona de Desenvolvimento Proximal ou Potencial (ZDP). Nesta perspectiva, a ZDP define as funções, as capacidades e as competências que prospectivamente ainda não amadureceram na criança ou no jovem, mas que estão latentes no seu repertório comportamental,isto é, disposições prospectivas embrionárias que estão em processo evolutivo, que vão amadurecer em um futuro breve, se a mediatização continuar a produzir efeitos proativa.

Isto pode explicar a desclassificação da Seleção Brasileira na Copa América Argentina 2011 nas cobranças de pênalti contra o Paraguai. Pois, alguns talentos nos pertencem, outros tem que ser construídos!       

Nesta perspectiva, aquilo que é ZDP hoje tende a ser NDR amanhã, o que a criança (jogador de futebol) faz em um dado momento com mediatização passa a poder fazer sozinha e autonomamente em um momento futuro. Sendo assim, temos que pautar o processo ensino-aprndizagem-treinamento dentro de um perspectiva complexa com progressão, para podermos auxiliar esses talentos.

Referência

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

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