Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O PRINCÍPIO DA ALTERNÂNCIA HORIZONTAL EM ESPECIFICIDADE


Está imagem foi retirado do site oficial da Internazionale de Milano, equipe treinada por José Mourinho no dia 25 de fevereiro, um dia após ter vencido o Chelsea (considerado por muitos o melhor plantel do mundo) por 2 X 1 nas oitavas de final da Uefa Champions League (UCL). Sim, os jogadores estão praticando o basquetebol de forma adapatada num campo de futebol, de chuteiras.

Mas, em se tratando de José Mourinho, isto tem uma explicação. Pois ele está trabalhando a recuperação ativa dentro do Princípio da Alternância Horizontal em Especificidade. Está abordagem  prioriza uma pequena fração do Jogar (reduzido grau de complexidade) uma vez que, os jogadores ainda estão fatigados (física e mentalmente) e não querem agravar esse estado com situações muito exigentes (pela sua densidade) onde não vão ter o máximo desempenho e precisarão de mais tempo para conseguir. E o tipo de contração dominante é de tensão reduzida, de menor densidade e maior velocidade (neste caso dos membros superiores).

Assim este treinador que muitos o consideram polêmico, arrogante, etc., continua mostrando (para quem quer ver) que o futebol para ser eficiente precisa de um comandante que gosta de estudar e inovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário