Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

MODELOS DE METODOLOGIAS APLICADAS AO FUTEBOL - INTRODUÇÃO

 
Chegamos ao ano de 2013. Desde que o futebol foi oficialmente codificado em dezembro de 1863, a partir de nove regras estabelecidas por Cambridge (Scaglia, 1999) que estamos ouvindo, lendo, discutindo e aplicando métodos para melhorar a forma de ensino-aprendizado-treinamento (EAT) do futebol.  
 
Essa semana, não por a caso, pois estamos no início da temporada do futebol aqui no Brasil, já li duas discussões referentes a esse tema sobre a preparação de equipes de futebol. Uma colocada pelo professor Michel Huff, preparador físico do F.C. Metalist da Ucrânia, que desde o primeiro dia de treinamento está trabalhando com bola dentro do modelo de jogo da equipe  http://football.ua/ukraine/news/190469.html. E, o outro profissional, é o professor Eduardo Barros, auxiliar técnico do Grêmio Novo Horizontino http://tecnicoeduardobarros.wordpress.com/tag/metodologia-de-treinamento/.
 
Tendo o futebol 150 de história, ainda estamos discutindo qual a melhor maneira de trabalhá-lo, de uma forma que a relação EAT seja otimizada conforme a demanda de seus calendários. Mas, como nos é sabido, o treinamento desportivo é antigo, remonta do período pré-histórico, onde o homem objetivava apenas e tão somente a sua sobrivevência cotidiana em relação aos animais predadores, bem como os de sua própria espécie, através de um excepcional condicionamento físico adquirido no cotiadiano. Posteriormente com a evolução do homem, principalmente na Grécia e Roma antiga, estas prátricas apesar de muito diferirem das linhas gerais seguidas no treinamento desportivo atual, passaram a obedecer a um senso lógico, buscando além de estética corpórea, também a preparação para as guerras, bem como para outras competições desportivas menos importantes que os Jogos Olímpicos, como os Jogos Augustos e os Jogos Capitolinos (Almeida, Almeida & Gomes, s/d).  
 
Esse relato histórico nos é elucidado para que, possamos entender que esses métodos e  periodizações de treinamento, que evoluíram com o passar dos tempos e encorporados nas modalidades coletivas, veem  de uma criação única e exclusiva das modalidades individuais.  
 
Hoje encontramos diversas metodologias de treinamento aplicadas ao futebol, como:
  • Método Analítico;
  • Método Integrado; e
  • Método Sistêmico.

Além de alguns modelos de periodizações aplicadas ao futebol, como:
  • Modelos Tradicionais (Sistema Matveev, Sinos Estruturais [De La Rosa] e Modelo Bompa);
  • Modelos Contemporâneos (Sistema de Treinamentos em Blocos [Verkhoshanski] e Modelo de Cargas Seletivas [Antônio Carlos Gomes]).
  • Modelo para o Futebol (Periodização Tática [Vítor Frade]).
Com essa pequena introdução, começarei uma pequena série de postagens tentando explanar um pouco de cada modelo metodológico utilizado no futebol. Está série de postagens não terá como intuito criticar nenhuma metodologia ou periodização, mas, tentar fazer uma aproximação com a realidade imposta pela modalidade futebol.  
 
Referências
 
ALMEIDA, H. F. de; ALMEIDA, D. C. M. de; GOMES, A. C. Uma ótica Evolutiva do Treinamento Desportivo Através da História. Revista Treinamento Desportivo, s/d.
 
SCAGLIA, A. J. O futebol que se aprende e o futebol que se ensina. Campinas, SP: [s.n.], 1999. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário