Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O TALENTO



Um dos assuntos mais intrigantes para quem trabalha com o futebol, sem dúvida, é a questão do TALENTO!

Quem nunca ouviu, que em algum time da sua região existe um menino (que demonstra uma certa habilidade técnica com a bola) ser denominado de "craque". Muitos de nós sabe, que os observadores técnicos dos clubes (quase na sua totalidade) faz uma avaliação dos jovens jogadores pelo seu "instinto". O futebol tem evoluído em muitos quesitos, mas, na questão de seleção e identificação do talento, parece que estamos há muitas décadas defasados.

 Mas, afinal o que significa talento? Segundo Joch, 2005 p. 66:

" É considerado um talento quem alcança, com vontade e prontidão para o desempenho e dentro das possibilidades do ambiente real, resultados de desempenho de capacidades evolutivas acima da média da idade (de preferência comprovadas em competição), que representem o resultado de um processo ativo, acompanhado pedagogicamente e dirigido intencionalmente pelo treinamento e que esteja direcionado objetivamente para um nível de elevado desempenho esportivo, a ser alcançado mais tarde". 

Devido a tendência de perfil físico e fisiológico do jogador para uma futura comercialização com a Europa, muitos possíveis talentos são selecionados com base na sua estatura e no desenvolvimento físico, e não por suas habilidades técnicas, táticas e psicológicas, fazendo com que os que possuem um desenvolvimento mais tardio sejam preteridos por aqueles que não têm muito talento, mas que tenham o porte de jogador ainda jovem. Esta é uma situação que ocorre com frequência no futebol brasileiro. Devido ao imediatismo e à pressão pela descoberta de novos talentos, esta euforia (não avaliação) inicial aumenta a possibilidade de equívocos, pois nem sempre, o "craque" aos 13 anos, 15 anos e 17 anos, será aquele que vai despontar em categorias superiores e até mesmo no profissional.

Garganta (2006), acrescenta que, não existindo "talentos" em abstrato, o reconhecimento do talento implica quadros de referência, e por isso a questão não é como detectar "talentos", mas, antes criar cenários para que os "talentos" possam despontar e evoluir, pois desse modo eles revelam-se.

Tomo como exemplo, o Camp Barça, escola de formação do FC Barcelona, de onde sairam, Messi, Iniesta, Xavi, Piqué, Puyol, Busquets, Pedro, Bojan, Fabregas, etc. (O FC Barcelona atua com jogadores no seu meio campo com estaturas à baixo da média estabelecida como ideal!)

Desta forma, eu uso uma metodologia que possa identificar os principais constrangimentos decisivos para perfromances de excelência, e isso, me permitirá direcionar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento para uma promoção do talento esportivo referente ao futebol.

Temos que ser os mais inteligentes, não os mais fortes!

 





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