Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

JOGO FRACTAL PARA ABERTURA DE ESPAÇOS APÓS O ROUBO DA BOLA


Descrição

3 vs 3 + 2 curingas. Em dois dos lados do quadrado há um coringa. Os outros dois lados são ocupados por um jogador de uma das equipes que está em posse de bola, entretanto o terceiro integrante se encontra dentro do setor de jogo. O objetivo é manter a posse da bola e os outros tentam roubá-la. Quando conseguem há uma troca de posições rápida (sem parar o jogo). Se conseguir recuperar antes dos 3 passes rivais, após a perda, é 1 ponto.
Referência

POL, Rafel. La Preparación Física en el fútbol: el proceso de entrenamiento desde las ciencias de la complejidad. 2 ed. MCsports, 2013. 


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

TOMADA DE DECISÃO EM AMBIENTE DE JOGO



Particularmente, sempre busco criar ambientes de aprendizagem nas minhas aulas/treinamentos. Contrariamente a proposta feita por outras metodologias de trabalho  que baseiam a tomada de decisões em processos meramente cognitivos, independentes do  entorno em que estas acontecem, eu procurar buscar uma transferência para o ambiente competitivo mediante a inferência dos processos cognitivos previamente estimulados. Destarte,  ao entender que a ação do  aprendiz/esportista modificará a informação presente no entorno, e será esta informação a que guia o  aprendiz/esportista em suas decisões e ações, entendemos que os processos de decisão e ação são interdependentes, formando  um ciclo de retro-alimentação constante entre os processos de percepção e de ação.

Destarte, resulta difícil definir uma hierarquia entre decisão e ação. Uma ação é uma interação funcional entre o aprendiz/esportista (no caso do  futebol jogador) e seu entorno com um determinado propósito e uma decisão esta condicionada pelo entorno (o que pode ser feito) em função das capacidades de ação do  aprendiz/esportista, sendo  um processo emergente, fruto da estratégia ativa em  busca de soluções caracterizada por sequências espaço-temporais em relação entre o aprendiz/esportista e o   entorno. Por isso é importante insistir na incoerência de dividir os processos de decisão (tática) e os processos de ação (técnica/condição física) no processo  de treinamento, como assim nos corrobora a neurociência.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

OS AMANTES DO FUTEBOL AGRADECEM

No último final de semana tive uma grata surpresa. Acompanhei o jogo entre, Grêmio Osasco Audax versus São Paulo Futebol Clube do sofá da minha sala. Confesso, não assistia uma partida inteira de uma equipe nacional havia algum tempo.
 
O que me chamou muito a atenção foram, os conceitos de futebol implementados e bem executados por essa equipe de futebol. Dominou a equipe do São Paulo Futebol Clube na maior parte do tempo de jogo. Mostrando, ao contrário do que o treinador do nosso selecionado nacional afirmou dias atrás para um grande veículo de comunicação, futebol é coletivo! O talento individual não é pré-requisito para formar um equipe vencedora. Sou da opinião que, o talento nasce da coletividade. Graças ao Fernando Diniz e a sua comissão técnica, isso está sendo mostrado.
 
Para quem não sabe, o auxiliar técnico da equipe do Grêmio Osasco Audax é o professor Eduardo Barros, aquele mesmo que, com muita gentileza veio à Porto União - SC no ano de 2015 para ministrar uma palestra na Universidade do Contestado - UnC Campus Porto União, onde eu leciono. Eduardo Barros, um jovem profissional que vem a cada ano, demonstrando que o estudo do futebol vale a pena, que os paradigmas estão aí para serem superados, que a ideia, a boa ideia sobre futebol deve ser pensada e colocada em prática. 
 
Enfim, sábado às 18h30 teremos mais um capítulo dessa odisseia do futebol que é o Grêmio Osasco Audax. 
 
Destarte, parafraseando Jorge Maciel "Não deixes matar o bom futebol e quem o joga"! Pois, os amantes do futebol agradecem.  

Obrigado Grêmio Osasco Audax, por contratar pessoas que pensam o futebol com boas ideias.