Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

domingo, 1 de maio de 2011

SITUAÇÕES DE DESEQUILÍBRIO - DRIBLE E RETIRADA DO SETOR DE PRESSÃO


As situações de desequilíbrio dizem respeito mais comumente à condição numérica desfavorável do setor defensivo em relação ao ofensivo, surgidas ou impostas a uma equipe. Mas existe também os importantes desequilíbrios de posicionamento. O jogo das táticas no futebol se caracteriza pela constante busca das equipes em criar situações de desequilíbrio numérico ou de posicionamento em seu favor. São proporcionadas por ações individuais (os dribles) ou coletivas (retirada do setor de pressão [viradas de jogo]).



Mas, para realizar essas situações de desequilíbrio é preciso ter Velocidade de Decisão!

Segundo Weineck (2004), em exigências de decisão simples, o tempo de decisão é mais curto do que em processos decisão que exigem escolhas múltiplas ou difíceis reações de escolha. O mesmo ocorre no tempo de decisão em ações não costumeiras, [...].

Por conta disso, quem tem responsabildades de comandar as sessões de treinamento, deve ter a obrigação de oportunizar ao máximo todas as situações que uma partida de futebol oferece através de jogos. Assim, evitamos a formação de jogadores confusos.

Segundo Schellenberger (1985) apud Weineck (2004), todos os jogadores deveriam receber de forma objetiva e racional um processo de análise de situações de jogo, em que, de acordo com o seguinte plano tático, dever-se-ia proceder assim:
  •  Se a finalização for possível, então eu escolho finalizar;
  •  Se a finalização não é possível, então eu procuro passar a bola a um companheiro mais bem colocado; ou
  •  Se a situação impede a realização de finalização ou um passe, então, eu procuro solucionar a situação por meio de um drible.
  


Referência

WEINECK, Jürgen. Futebol Total: o treinamento físico no futebol. Guarulhos - SP: Phorte Editora, 2004.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário