Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 19 de fevereiro de 2011

CONTRIBUIÇÃO DOS PORTUGUESES

Fractal é uma estrutura ramificada e arborescente que modeliza um sistema complexo na qual partes se assemelham ao todo (MANDELBROT, 1983).


"Quando se admitirá que um movimento desportivo descontextualizado ou desajustado (movimento torpe) de resposta correta é, por mais suor que exija, uma teoria..., e que uma percepção mental correta de uma situação é (antes do gesto) uma prática?"



Vitor Frade, 1985

Sou uma pessoa que começou a trilhar o caminho de treinador de futebol no ano de 2007. Quando se iníciou um projeto no Colégio São Jósé de Porto União-SC em parceria com as Escolas de Formação de Talentos para o Futebol do Clube Atlético Paranaense (hoje Escola Furacão). Até então, atuava com treinador de voleibol do Colégio.

A partir daí, comecei a buscar novas alternativas para deixar as sessões de treinamento mais instigante para os alunos. Mas, como tudo que é novo que é tentado ser colocado em prática por alguém que não foi jogador de futebol, dificilmente é aceito de imediato. No ano de 2009, tive a oportunidade de conhecer e estagiar com o Professor Michel Huff (hoje preparador físico do FC Metalist) na AA Iguaçu Sub-20. Observando suas sessões de treinamento, a forma como ele conduzia os trabalhos, era a forma que eu também achava que deveriam ser feitos os treinamentos em futebol. Dentro da especificidade do JOGO. Já tinha um conhecimento superficial sobre a Periodização Tática, mas através de conversas durante um semestre com o Professor Michel Huff, pude ler materiais por ele fornecido e através de um outro amigo que está fazendo Doutorado em Porto (Silvio Costa Sampaio), tive acesso a mais materiais relacionado a essa metodologia.

"A "Periodização Tática" é uma Metodologia de Treinamento que surge há mais de trinta anos na cabeça do Professor Vitor Frade quando, através de experiências que lhe ocorreram, começa a questionar as Metodologias de Treinamento existentes até o momento".   

" Ao entender que o Futebol e o JOGO que uma equipe produz não podem ser entendidos desde o Pensamento Científico Clássico (analítico e descontextualizador) dada a sua globalidade, imprevisibilidade e estado-não linear, decide buscar em Teorias mais adequadas aos tipos de problemas que estão propondo, chegando as Teorias Sistêmicas, que junto a certos Princípios Metodológicos preconizados acabaram por configurar a 'Periodização Tática'".

"A 'Periodização Tática' é uma Metodologia de Treinamento cuja preocupação máxima é o JOGO que uma equipe pretende produzir na competição. É por isso que o Modelo de Jogo assume-se como guia de todo o processo, produzindo-se uma modelação através dos Princípios, Sub-Princípios, Sub-Princípios de Sub- Princípios do JOGO que o formam, conseguindo alcançar uma adaptação Específica e de qualidade ao respeitar os Princípios Metodológicos que a sustentam". (TAMARIT, 2007). 

E essa é uma Metodologia de Treinamento criada em território português, por um professor que trabalhava (ou ainda trabalha) no FC Porto e também ministra aulas na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FCDEF), e nunca foi jogador de futebol profissional, que tem como seu maior expoente o treinador José Mourinho. 

Essa é a contribuição dos portugueses para o futebol, uma Metodologia de Treinamento que vai de encontro com aquilo que Vitor da Fonseca explana:
"[...] uma vez que o cérebro não pensa em músculos, mas sim em movimentos como soluções de problemas".
(FONSECA, 2008).

Referências

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MANDELBROT, Benoit B. The fractal geometry of nature. New York: [s.n.], 1983.

TAMARIT, Xavier. Qué es la "Periodización Táctica?" Vivenciar el JUEGO para condicionar el juego. MCSports, 2007.




       



Nenhum comentário:

Postar um comentário