Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

segunda-feira, 22 de março de 2010

TÉCNICA: O SEU DESENVOLVIMENTO


O desenvolvimento da técnica e das suas habilidades está caracterizado pela interação da aprendizagem motora com os componentes físicos e os gestos específicos.

As técnicas envolvem, em combinação com as regras do jogo, um conjunto de práticas motoras específicas que vão desde os fundamentos básicos de controle da bola aos movimentos complexos de tomada de decisão (estes os mais importantes), de controle e execução, sempre com a finalidade de atingir o melhor rendimento (CARRAVETTA, 2001, p. 93).
A solução de tarefas de jogo, a eficiência, a economia e a precisão nos movimentos específicos implicam um elevado domínio da capacidade de percepção visual periférica, provocada efetivamente pelo treinamento da automatização do controle das habilidades técnicas no futebol. A melhoria das habilidades técnicas é resultado de movimentos repetidos e executados de forma variada e consciente: assim se aperfeiçoa a coordenação entre o sistema nervoso central (SNC) e o sistema muscular.A técnica inclui os elementos que deverão ser treinados durante toda a vida atlética do jogador de futebol, de acordo com os princípios da sistematização, repetição e adaptação. É indispensável salientar a importância de o futebolista, de acordo com os princípios da sistematização, repetição e adaptação (entenda-se aqui, situações que ocorrerão durante os jogos). É muito importante que o futebolista domine um grande repertório de elementos técnicos nesta fase do seu aprendizado, para que posteriormente ele obtenha subsídios suficientes para solucionar os problemas (da melhor maneira possível) que surgirão durante as partidas. (CARRAVETTA, 2001, p. 93)

Referência

CARRAVETA, Elio. O Jogador de Futebol: técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário