Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

quarta-feira, 17 de março de 2010

PROGRAMA PARA AS INSTRUÇÕES DAS CAPACIDADES COORDENATIVAS



PEQUENOS JOGOS - JOGOS ESPORTIVOS

Segundo Weineck, 2003 p. 528.

Os diversos tipos de jogos são úteis em diferentes proporções para o treinamento das capacidades coordenativas, pois neles há variações abruptas, rápidas e constantes das situações.

Os pequenos jogos são muito importantes no treinamento das capacidades coordenativas de vido ao fato de preservar a complexidade da situação vigente em competições e a possibilitar a correção de falhas da coordenação. Além disso, pequenos jogos estimulam o desenvolvimento da coordenação e são especilamente adequados para o treinamento de crianças e adolescentes.

Os grandes jogos prestam-se para o treinamento de movimentos concatenados. Paralelamente ao treinamento das combinações dos movimentos coordenados entre si, estes jogos permitem o treinamento destes movimentos sob condições ou dificultadas (adversários, exercícios com tempo pré-determinado, restrição de área disponível para a execução de movimentos).

Se usarmos essa metodologia nas sessões de treinamento, já orientando os jogadores para adotarem uma disposição tática (sem muitas exigências) para que eles ocupem os espaços racionalmente, teremos uma equipe bem estruturada e organizada para a realização de ações positivas durante os jogos.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário