Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

MODELO DE JOGO/IDIOMA DE FUTEBOL




 

Chegamos ao final de mais um ano e uma notícia me chamou atenção neste mês de dezembro, o treinador Muricy Ramalho assumi o Clube de Regatas do Flamengo e justifica a escolha, por poder unificar as categorias de formação com a equipe principal.

Isso que o treinador pretende executar no  clube carioca é o  que vem sendo feito no FC Barcelona a mais de 35 anos. Local onde o treinador recentemente realizou um estágio. 

Esse processo deve ser baseado no modelo sistêmico e esse modelo é uma pirâmide invertida. Primeiro poucos conteúdos (estímulos físicos e táticos) já que o indivíduo está potencialmente menos capacitado, e a partir do que vai conseguindo elaborar processos cada vez de mais alto nível de interação vai aumentando a sua capacidade no processo de aprendizagem desse Modelo de Jogo/Idioma de futebol  do clube do qual faz parte.
Desta forma, conforme os futebolistas começam no processo de formação recebem estímulos táticos (Princípios e Sub-Princípios) referentes ao Modelo de Jogo do Clube e também estímulos físicos (Períodos Sensíveis) correspondentes a sua categoria e faixa etária (maturação) para que todos falem o mesmo idioma de futebol. Este processo vai avançando em multi-níveis, que representam níveis estáveis que asseguram a consistência das interações entre os conteúdos que cada categoria deve se apropriar para almejar a excelência. Partindo da inexperiência à experiência.

Essa unificação deve ser bem compreendida pelos atores do processo (treinadores de cada categoria) pois, serão eles os responsáveis por aplicarem os conceitos de jogo e realizarem as devidas modificações para serem coerentes nas avaliações do processo, sendo mediadores desse nível de jogo potencial  de cada um, conforme Vygotsky propos com a sua teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). 

Destarte, outra situação que não pode passar despercebida é a dependência sensível das condições iniciais (Efeito Borboleta), pois, os sistemas não-lineares não podem, em geral, ser solucionáveis e não podem ser somados uns aos outros. Isso posto, não se consegue mensurar quais os resultados das infinitas interações, mas percebe-se os padrões que se estabelecem. E, o resultado final será muito sensível as condições iniciais, pois, qualquer diferença por menor que seja, em valores de variáveis de suas equações podem produzir evoluções diferentes à medida que o processo se desenvolve.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário