Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PRINCÍPIO DAS PROPENSÕES


Esse é um dos princípios utilizados por José Mourinho em sua metodologia de treinamento para o futebol. Pois, segundo este treinador, a ideia de que, para que haja adaptação é necessário aumentar as cargas, o volume e a intensidade, privilegiando um destes fatores, para que, em função de um mais ou menos demorado efeito retardado das cargas irem progredindo. É muito redutora e não tem nada que ver com a sua concepção de treinamento do futebol. É um bloqueio epistemológico.

Para entender verdadeiramente a metodologia de treinamento de Mourinho, é, necessária uma ruptura com a noção tradicional de carga. Através do princípio metodológico das propensões e partindo da premissa de que qualquer ação a ser realizada no treinamento, assenta-se sobre um determinado propósito tático relacionado com a nossa forma de jogar. 

Para Oliveira (2009) esse princípio é definido como a densidade de princípios, sub-princípios e sub dos subprincípios que se pretende treinar. O que isso significa? Consiste em fazer aparecer um grande número de vezes o que queremos que nossos jogadores adquiram, provocando assim a repetição sistemática. Por exemplo: se eu quero trabalhar a finalização, crio um exercício para que aconteça esse comportamento dez, vinte vezes, etc., durante a sessão de treinamento, até mais do que no jogo, e é isso que leva a maior facilitação em termos de assimilação. Pois, para Oliveira (2003) a repetição sistemática proporciona aos atletas uma efetiva compreensão de determinados princípios e padrões de jogo implementados pelo jogar da equipe. Enfim, trata-se de qualidade do que se pretende fazer e não só em quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário