Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

TOMADA DE DECISÃO EM AMBIENTE DE JOGO


Vídeo da Atividade


Particularmente, sempre busco criar ambientes de aprendizagem nas minhas aulas/treinamentos. Contrariamente a proposta feita por outras metodologias de trabalho  que baseiam a tomada de decisões em processos meramente cognitivos, independentes do  entorno em que estas acontecem, eu procurar buscar uma transferência para o ambiente competitivo mediante a inferência dos processos cognitivos previamente estimulados. Destarte,  ao entender que a ação do  aprendiz/esportista modificará a informação presente no entorno, e será esta informação a que guia o  aprendiz/esportista em suas decisões e ações, entendemos que os processos de decisão e ação são interdependentes, formando  um ciclo de retro-alimentação constante entre os processos de percepção e de ação.

Destarte, resulta difícil definir uma hierarquia entre decisão e ação. Uma ação é uma interação funcional entre o aprendiz/esportista (no caso do  futebol jogador) e seu entorno com um determinado propósito e uma decisão esta condicionada pelo entorno (o que pode ser feito) em função das capacidades de ação do  aprendiz/esportista, sendo  um processo emergente, fruto da estratégia ativa em  busca de soluções caracterizada por sequências espaço-temporais em relação entre o aprendiz/esportista e o   entorno. Por isso é importante insistir na incoerência de dividir os processos de decisão (tática) e os processos de ação (técnica/condição física) no processo  de treinamento, como assim nos corrobora a neurociência.

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