Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 20 de junho de 2015

JOGO FRACTAL PARA A FINALIZAÇÃO



Conteúdo: Criação de situações de finalização. Movimentação constante dos jogadores para criar o hábito de apoiar o colega, tanto defensivamente quanto ofensivamente.

Descrição

Número de jogadores 12 (3:3 + 2 goleiros e 4 curingas)

Equipes com 3 jogadores. O objetivo é marcar o gol, a equipe em posse de bola para pode progredir no terreno sem passar pelas barreiras colocadas na entrada da área penal. Após a finalização em umas das balizas, vai atacar a outra baliza, com rápida mudança de direção. A equipe sem a posse da bola é obrigada a saltar a barreira posicionada na entrada da área penal, e quando recuperar a posse da bola deve realizar um passe médio na diagonal para um dos quatro curingas posicionados nas extremidades da área de jogo, para após feito isso, possam trocar as funções. 

               Fig. 1: exemplo de salto para a equipe sem a posse de bola

Esta postagem é continuação e um exemplo prático para a série "Pela musculação a dentro. No futebol, perda ou ganho de tempo?" Exemplos típicos do emprego de força no futebol estão em, acelerações, saltos, finalizações e mudanças de direção, nas frenagens, paradas abruptas, bem como na fase inicial das corridas e dos saltos (WEINECK, 2002). 

Destarte, esse é um exemplo de trabalho para a força rápida do futebol, sem estar descontextualizado das ações que ocorrem durante o jogo e pode ser utilizado dentro do morfociclo na terça-feira. 

Referência

WEINECK, J. Futebol Total: o treinamento físico no futebol. Guarulhos, SP: Phorte, 2002. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário