Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

domingo, 26 de maio de 2013

FORMAÇÃO DE ZAGUEIROS: A SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO OFENSIVA

 
 
Assitindo a final da UEFA Champions League (UCL) o que me chamou a atenção foi, a maneira como os zagueiros lidam com a bola na saída de jogo. Muita tranquilidade, os goleiros passam a bola para um dos zagueiros, que se posiciona sempre na lateral da área penal (sempre de frente para o campo adversário) e começam a construir a Organização Ofensiva com passes curtos e triangulares com os volantes ou os laterais.
 
A confiança dos goleiros (e/ou orientação para não rifarem a bola no tiro de meta), mas, que saiam jogando com os zagueiros (oportunizada nos treinamento), nos mostra que, as equipes possuem uma forma característica de jogo bem definida. Priorizando a Organização Ofensiva com a saída de bola nos zagueiros.
 
Voltando a questão da formação, observo que a maioria dos jovens que jogam nesta posição, dificilmente são orientados para trocar passes com os companheiros de meio-campo, observo muita "afobação" e rifadas de bola na primeira situação problema que aconteça (pressão do atacante). Me parece que há uma ideia de que, se o menino é habilidoso, tem que jogar mais adiantado e se, for mais "robusto" ou "truculento" tem que jogar mais recuado. Para chutar a bola o mais longe possível no tiro de meta, intimidar os atacantes adversários com força ou apenas afastar o perigo da área.
 
Os zagueiros são peças fundamentais na Organização Ofensiva de uma equipe, por que, além de possuírem capacidades táticas como: sentido de cobertura, posicionamento e domínio do espaço, entre outras. É preciso ter também, noção de que o ataque começa após uma ação defensiva sua. Pergunto, em qual área do campo acontece o maior número de bolas recuperadas em uma partida de futebol?
 
No Setor de Meio Defensivo (SMD) e no Setor de Transição Ofensiva (STO). Que respectivamente são, linhas imaginárias no campo de jogo logo após a linha de meio-campo e o setor à frente da área penal. Na final de ontem da UCL o campeão FC Bayern München no 1º tempo da partida recuperou 22 bolas nestes setores do campo. Sendo 14 no Setor de Transição Ofensiva e 8 no Setor de Meio Defensivo (áreas ocupadas pelos zagueiros em equipes que jogam compactas). Total no 1º tempo de 32 bolas recuperadas. Onde, 6 foram recuperadas no Setor de Meio Ofensivo e 4 no Setor Defensivo (dentro da área penal). Por isso, os zagueiros tem que saber da sua importância para a Organização Ofensiva da equipe, pois, se eles souberem que a partir de ação inicial sua, pode ser construída uma chance de gol e/ou acontecer o gol, temos que enaltecer também os jogadores que iniciaram a jogada. Essa é a importância da formação, mostrar a real importância do coletivo.
 
No entanto, se o zagueiro só dá chutão, dificilmente esses dados apresentados terão importância. E os gols continuarão sendo obras divinas dos deuses ou única e exclusivamente dos atacantes habilidosos. Pois, a maioria sempre observa o final da jogada!
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário