Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

MÉTODO INTEGRADO

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Prosseguindo com a série de posts sobre os métodos mais utilizados no treinamento em futebol, relataremos agora o Método Integrado ou Treino Integrado.
 
Segundo Filipe Martins (2003 apud Gomes, 2006) contrariando este caráter analítico, surge nos países Latino-Americanos uma tendência designada de "Treino Integrado" onde os aspectos "físicos", técnicos e táticos são desenvolvidos conjuntamente. Deste modo, procura promover uma maior semelhança com as exigências da competição conferindo uma grande importância ao jogo e à sua especificidade. Contudo, esta concepção não deixa ser abstrata uma vez que se refere a um jogo geral a patir do qual se faz a estruturação do processo de treino.
 
Dentro desta concepção de treino, percebo que a principal preocupação é a utilização de exrcícios com bola, mas, estes exercícios, são única e exclusivamente preparados com a intenção de trabalhar certas valências físicas como: resistência, força, velocidade, entre outras.

  
No exercício colocado acima, temos um exemplo de treino integrado, referente a condução de bola, mas a principal intenção desse trabalho é a melhora da resistência dos jogodores. O exercício consiste em conduzir a bola entre os cones em velocidade, num primeiro momento sempre em direção ao cone central e virar sempre para a esquerda. Do centro para fora, de fora para o centro, até chegar no local de início. Pode-se realizar várias formas, como, realizar o "8" nos cones do centro e de fora, realizar uma perseguição, dois jogadores um atrás do outro conduzindo bola, sendo que, o primeiro não pode deixar o de trás ultrapassá-lo durante o trajeto, entre outras.
 
 
Neste vídeos, podemos observar um outro exemplo de trabalho, também considerado integrado de construção de jogadas e finalização, onde pode ser observado o trabalho das valências físicas de velocidade e de força.
 
Essa é uma metodologia bastante difundida e utilizada aqui no Brasil, mas, ela ainda não transcende para uma forma mais complexa de operacionalização do processo de treinamento em futebol. Isso remonta que, para uma forma mais complexa de operacionalização do processo ensino-aprendizagem-treinamento (EAT) no futebol, a comissão técnica necessita estar em perfeita sintonia e ter um Modelo de Jogo perspectivado. Mas esse é um assunto para o próximo post.

Referência

GOMES, M. S. Do Pé como Técnica ao Pensamento Técnico dos Pés Dentro da Caixa Preta da Periodização Táctica - um estudo de caso- Porto, 2006.
 
   


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