Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

domingo, 25 de novembro de 2012

MODELO DE JOGO vs RESULTADOS DAS PARTIDAS

 
 

Uma dúvida que sempre permeia as partidas de futebol para as equipes que são treinadas por pessoas que entendem o JOGO de futebol dentro da Abordagem Sistêmica é:
 
 
Evolução do Modelo de Jogo ou Ganhar as partidas há qualquer custo?
 
Eu venho utilizando a Abordagem Sistêmica desde 2010 nas equipes que comando e, ontem aconteceu um fato muito interessante. A minha equipe sub 14 (composta na sua maioria por jogadores sub 13) foi eliminada de uma competição na semifinal, mas, jogou um futebol mais organizado, com posse de bola, jogo apoiado, retirada da bola do setor de pressão, marcação no campo do adversário. Então a questão é. Será que dentro da perspectiva do Modelo de Jogo o resultado da partida não é enganoso?
 
Ontem, mesmo com a derrota, tive a certeza que estou trabalhando de uma forma que para a minha região é diferenciada, conseguindo introduzir alguns conceitos desconhecidos por muitos, mas já muito familiarizados pelos meus jogadores. Meus jogadores já tem consciência de que, indiferente da situação que a partida se encontra, não devemos abandonar a nossa maneira de JOGAR.
 
Mas, como minha professora de História falava: "a inovação leva uma geração para deixar de ser vista com estranheza." 
 


domingo, 18 de novembro de 2012

FC BARCELONA SOCCER CAMP

 
 
De 9 a 14 de dezembro meninos de 7 a 15 anos que gostam do futebol de posse de bola, terão uma oportunidade ótima para aperfeiçoar esse princípio de Jogo. Em Curitiba nessas datas ocorrerá o FC Barcelona Soccer Camp que, disponibiliza ferramentas e princípios educacionais que estimulam o aperfeiçoamento de suas habilidades mentais e físicas em campo, desenvolvendo a capacidade de interação social e trabalho em equipe.
 
Oportunidade única de treinar com a mesma metodologia que os craques Messi, Xavi, Iniesta e outros grandes que aprenderam no clube catalão.
 
Eu estarei participando como um dos monitores brasileiros neste evento único e inédito na capital paranaense.