Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

FC BARCELONA SOCCER CAMP PARTE FINAL

 
 
Chegamos ao final de mais um ano. Ano este, que para mim foi muito produtivo, conclui o meu Mestrado e participei de um evento muito significativo na área de Escolas de Futebol:
FC Barcelona Soccer Camp (FCB Escola Camp).
 
 
 
Este evento foi supervisionado pelo Coordenador Geral da Metodologia das Escolas de Futebol do FC Barcelona o Professor Isaac Guerrero e pelo Professor Joaquim (ou simplesmente Quim). Fomos instruídos por Isaac, que, um bom treinador necessita ser:
  • Motivador;
  • Paciente;
  • Professor; e
  • Educador.
Pois, segundo Guerrero (2012):
"Saber jogar bem futebol, não significa que seja capaz de ensinar a jogar um bom futebol."
 
Tive o privilégio de durante uma semana acompanhar como as sessões de treinamentto do FCB Escola são construídas, lembrando que a Metodologia de Treinamento da Escola de Futebol é a mesma das categorias de Formação de La Masia e da Equipe Principal. O único detalhe é a progressão das atividades, na Escola é mais cuidadosa, devido ao nível heterogênio dos meninos.

Além de vivenciar os "Rondos" do FC Barcelona, tive a oportunidade de observar como eles trabalham a questão de espírito de equipe, muita solidariedade e disciplina no bom trato da bola. O treinador deve estimular a sua equipe na fase defensiva, a tomar a iniciativa sem a posse da bola. Ou seja, ser ativa e nunca passiva. Na transição ofensiva deve sempre superar linhas de pressão. Esses conceitos Táticos já são colocados e cobrados de meninos com 10 anos de idade, por isso o FC Barcelona é o que vemos hoje.


Além dos conceitos Táticos, os treinadores devem sempre estimular a solidariedade, tolerância e ajuda mútua e disciplina entre os jogadores.

Dentro da metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento do Barça, não há espaço para as tarefas conducionistas. Essas tarefas conhecidas como analíticas só tem o Estímulo e a Resposta.

E------------------------------------------------------->R
 
Devemos utilizar o mecanismo de treinamento denominado PAD:
 
P ercepção
A nálise
D ecisão
 
Desta forma, teremos as tarefas cognitivas no processo de ensino-aprendinzagem-treinamento, ou as, tarefas Cognitivas/Globais Interrelacionadas. Estas, obrigam o jogador a tomar decisões (deixando de fora o adestramento).
 
E-------------------------> PAD -------------------------> R
 
Enfim, o DNA Barça é isto:
 


Desejo a todos um Feliz Natal e um 2013 repleto de felicidades. Que 2013 traga mais bons jogos, discussões e aprimoramentos sobre o "Esporte Rei". Agradeço a todos os colegas que visitam esse humilde veículo de informação sobre futebol. Sucesso a todos e que seus ânseios sejam sanados em 2013. Abraços.

     




Nenhum comentário:

Postar um comentário