Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sexta-feira, 1 de julho de 2011

HARDWARE E SOFTWARE



Comenta-se muito sobre novas tecnologias e inovação para o treinamento em futebol. Fazendo uma analogia com Sistemas de Informação, recaio nos assuntos HARDWARE/SOFTWARE!
  •  Hardware: vem do inglês e significa ferramenta, neste caso é a parte física do computador. É tudo que podemos tocar.
  • Software: soft significa suave, neste caso é a parte lógica e operacional do computador. É tudo aquilo que podemos ver e ouvir, mas não podemos tocar.
Mas, afinal o que quero explicar com isso? Qual a relação desse assunto com o treinamento em futebol?

Recentemente, assisti uma entrevista do zagueiro brasileiro David Luiz ao jornalista Juca Kfouri. Um dos temas da entrevista foi a equipe do FC Barcelona, onde, David Luiz comentou que:
"Eles jogam com volantes baixos, aqui no Brasil isso não é aceito nas formações das equipes [...]"
Mas por que isso não é aceito no Brasil? Porque muitos dos treinadores (principalmente das categorias de formação) só pensam no HARDWARE (corpo físico) dos jogadores.

O FC Barcelona (que é modelo para muitos profissionais do futebol) pensa no SOFTWARE (capacidade intelectual de entendimento de JOGO) dos seus jogadores. Em matéria publicada na Universidade do Futebol há algum tempo atrás, o professor Rodrigo Leitão escreveu o seguinte:
"Recentemente, o responsável pela preparação física da equipe do FC Barcelona, Francisco Seirul-lo Vargas (está lá, nesse trabalho, desde 1994), em um congresso na Espanha, surpreendeu a todos (ou quase todos), e, inclusive ao renomado cientista do treinamento Jurgen Weineck – presente no evento –, em sua explanação, mostrando que em sua equipe os treinamentos “físicos” são realizados de maneira integrada aos objetivos do treinador e são elaborados para contribuir com a construção do modelo de jogo adotado pelo FC Barcelona."

Hoje o treinador Nano Menezes em sua coletiva relatou que:
 "É uma tendência mundial [esquema 4-2-3-1], e quem tem a chance de aprimorar isso são Brasil e Argentina, Uruguai não tanto, joga mais no erro do adversário e a partir daí propondo o jogo. Brasil e Argentina vão tentar pôr em prática na Copa América, claro que lá de forma mais igual à do Barcelona, até por uma questão lógica, porque a referência de lá é a mesma que a daqui, o Messi". http://esportes.br.msn.com/futebol/copa-america/noticias/artigo-espn.aspx?cp-documentid=29328674
Então, estamos partindo para um novo estágio no quesito treinamento em futebol, onde  as capacidades físicas não são mais o foco principal. Temos que pensar o futebol a partir de aspectos táticos/estratégicos, onde as capacidades físicas serão acionados por arrasto, mas não realizar sessões de treinamento específicas para as capacidades físicas, mas criar jogos (exercícios) que recriem os aspectos do jogo desejado e as capacidades físicas necessárias para desempenhar esse jogo necessário.

Mas, lógico, apesar das evidências tem pessoas que acham isso uma bobeira.






2 comentários:

  1. CARO DOUGLAS, REALMENTE MUITO BOM ESSE TEXTO... OUTRO DIA ME DEPAREI COM UM RELATO DE UMA MÃE PEDINDO AJUDA PARA O SEU FILHO, QUE TERIA SIDO DISPENSADO, POR CONTA DE SUA ALTURA, DE UM CLUBE AI,.. ACHO QUE TEMOS QUE EVOLUIR E PENSAR ASSIM MESMO, NO SOFTWARE (capacidade intelectual de entendimento de JOGO) E NÃO SOMENTE NO HARDWARE (corpo físico) dos jogadores. TOMEI A LIBERDADE DE DIVULGAR SEU TEXTO NO MEU BLOG.. ABRAÇOS...

    ResponderExcluir