Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

domingo, 15 de maio de 2011

JOGO: FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O TREINADOR


O que vem a ser um bom produto para o futebol?

Começo este post com esta simples pergunta! Que, para meu espanto, poucos sabem responder (eu responderei mais a frente).

Muito tenho ouvido sobre o processo de profissionalização do futebol brasileiro (que por muitas regiões do nosso imenso país ainda engatinha). Para mim, um dos fatores que devem ser priorizados para a profissionalização do nosso futebol é a FORMAÇÃO! As mudanças na Lei nº 9.615 (Lei Pelé), que outorga o clube formador, é uma prova disso.

Mas que tipo de formação queremos? Os dirigentes dos clubes sabem que profissionais contratar para essa função de suma importância para um bom andamento de clube de futebol?

Existem alguns bons exemplos a serem seguidos na questão de formação pelo mundo a fora, o mais extraordinário do momento é o caso do FC Barcelona. Que tem na sua base da equipe principal mais de 70% jogadores formados em La Masia.

Sabemos que o jogo é o mais rico instrumento que o treinador possui para o ensino do futebol. Mas o jogo a que me refiro, não é o jogo formal, mas, às formas do jogo que simplificam a estrutura complexa do jogo. Pois sendo o futebol um esporte no âmbito dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC), não podemos entende-lo fragmentado. Para aqueles que preferem os trabalhos analíticos, temos que percebem o seguinte. Segundo Maçãs e Brito (2000):

"A execução técnica só tem significado se for resposta a uma exigência tática. Neste sentido, todas as ações individuais e coletivas não devem ser encaradas como objetivos em si mesmas, mas como os meios através dos quais os jogadores e a equipe materializam as suas intenções táticas na procura de um objetivo comum".

 Enfim, muitas perguntas assombram o pensamento de treinadores no momento da construção de um planejamento para se iniciar um trabalho desta magnitude de formação de jogadores.
  •  Qual o papel do jogo (exercício) no processo de treinamento?
  •  Quais os aspectos a considerar na estruturação dos jogos (exercícios)?
  •  Como caracterizar e classificar os jogos (exercícios)?
  •  Quais os jogos (exercícios) mais recomendáveis para o treinamento de futebol em suas respectivas categorias?
Isto, é o que eu procuro fazer com o meu planejamento antes de iniciar o trabalho no início do ano, utilizar esta ferramenta (jogo) da forma mais segura e coerente possível com as respectivas categorias que trabalho.

Um bom produto de futebol é um time que ganha. E um time vencedor é formado em casa, com filosofia do clube, estrutura para trabalhar e o principal, material humano qualificado na condução e execução dos trabalhos, tanto de campo como administrativo. O FC Barcelona é exemplo disso.

Referência

MAÇÃS, V.; BRITO, J. Os factores de jogo em futebol. série didáctica UTAD, Vila Real, 2000



2 comentários:

  1. Bom dia,
    Parabéns pelo excelente post, aliás mais um de muita qualidade. Grande abraço e continue contribuindo para o crescimento do nosso futebol.
    Grande abraço.

    Claudio Roberto - Treinador de Futebol.
    www.claudioroberto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Professor Claudio!

    Muito obrigado por acompanhar este humilde veículo de comunicação para pessoas que vivem e pensam o futebol além da forma tradicional.

    Abraço Juca

    ResponderExcluir