Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sexta-feira, 27 de maio de 2011

COMO FORMAR LATERAIS?



Essa foi uma das indagações que cheguei num curso de aperfeiçoamento que fiz no passado em Curitiba. Os profissionais do Clube Atlético Paranaense que ministraram o curso, responderam que essa é uma pergunta bem difícil de ser respondida, devido à escassez de laterais no futebol mundial. Mas após muito conversamos, chegamos a um consenso de que, os sistemas e esquemas táticos estão acabando com os laterais.

Muitos técnicos têm utilizado meias e volantes nas laterais. E isso tem causado sérios problemas com a atuação dos laterais de origem em algumas equipes do nosso futebol. Como trabalho em uma escola de formação de talentos para o futebol e mesmo sabendo que o futebol é um esporte extremamente democrático, onde todos os biótipos podem praticar, temos que ter algum parâmetro:

Laterais

Características físicas: as qualidades físicas que destacamos são, estatura a qual deveria situar-se entre 1,65 metro a 1,75 metro, resistência, velocidade, coordenação e agilidade.

Características técnicas: desarme, antecipação, domínio de bola, precisão no passe e nos cruzamentos, domínio dos espaços e recuperação.

Características táticas: as principais qualidades táticas de nossos laterais devem ser: entrosamento com os companheiros, noção de cobertura e colocação. Estas são as mais marcantes qualidades a serem desenvolvidas e para as quais devemos estar sempre atentos, treinando e aperfeiçoando-as sempre que possível.

Características psicológicas: podemos citar como qualidades mais desejadas: a coragem, a determinação, a agressividade, a iniciativa e o controle emocional.

Tendo identificado algumas dessas características em algum menino durante os treinamentos, nós profissionais da área temos a obrigação de expor isso para o menino e de alguma forma, orientá-lo para que se dedique a essa posição tão importante e carente em nosso esporte. E nunca esquecer, o grande segredo da formação é a habilidade motora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário