Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

quarta-feira, 20 de abril de 2011

"DECIFRA-ME OU EU TE DEVORO"


"Decifra-me ou eu te devoro." Trata-se de um desafio que a Esfinge de Gizé (localizada perto da grande Pirâmide de Queóps, na extremidade do planalto de Gizé, no norte do Egito). Com a frase acima desafia Édipo, para salvar uma cidade subjugada por uma esfinge (monstro mitológico) que ameaçava o povo de fome e de peste, Édipo teria que resolver o enigma proposto por ela: "Decifra-me ou eu te Devoro". Até então, o FC Barcelona vinha sendo este monstro mitológico, devorando todos os adversários que cruzavam o seu caminho.

O Real Madrid CF, treinado por José Mourinho (um grande estrategista) após ter perdido a partida do primeiro turno do Campeonato Espanhol no Camp Nou por 5 X 0, empatado no último sábado no Santiago Bernabéu em partida válida pelo returno do Campeonato Espanhol por 1 X 1, hoje pela decisão da Copa do Rei da Espanha 2010/2011, José Mourinho decifra o FC Barcelona e leva o Real Madrid CF ao título após 18 anos de espera. Com uma escalação tida pelos meios de comunicação como defensiva, o Real Madrid CF abdicou de um atacante de referência e venceu o FC Barcelona com um gol de Cristiano Ronaldo aos 13 minutos do primeiro tempo da prorrogação, num contra-ataque mortal para a defensiva do FC Barcelona.

O que pude observar hoje na transmissão do jogo, foi que o comentarista, não conhece o Modelo de Jogo de José Mourinho, que em todas as equipes por onde passou tem o seu ponto forte na Transição Ofensiva, onde em alguns segundos, consegue sair do seu campo defensivo em direção a baliza contrária e quase sempre finalizar em gol com o seu adversário (quase sempre) desorganizado defensivamente.

Mourinho relata após o jogo sobre seu sistema, ou melhor dizendo Modelo de Jogo:

"Se eu lesse muito os jornais, eu jogaria com seis atacantes hoje. Mas não mudei de ideia, não coloquei seis atacantes e joguei como pensamos que deveríamos jogar. Na minha opinião, uma grande equipe de futebol não precisa apenas ter boa posse de bola, pode ter uma boa cobertura nas laterais, bom contragolpe, boa finalização, outras coisas".

Muitas pessoas relatam que tem que existir um futebol bonito, ou como ouço por aí, o Futebol Arte, por isso José Mourinho, também chamado essa semana por uma lenda do futebol, de não ser um treinador de futebol, mas ser um treinador de títulos. Mas, pergunto: futebol não é resultados?

Existem várias formas de jogar futebol, cada treinador tem a sua. E na minha opinião, a melhor é aquela que ganha títulos.



    P.S.: eu não me lembro de qual foi a última partida do FC Barcelona sem marcar um gol se quer! Mourinho decifrou a equipe catalã, anulou as suas melhores peças e levou o título. Lembrando que, faltam mais dois clássicos pela semi-final da UEFA Champions League. Podemos analisar mais questões sobre o futebol nesses dois jogos.  


4 comentários:

  1. Juca

    Acredito que futebol não é resultado, mas também é resultado.

    Se pegarmos o que o Mourinho fez hoje, e usarmos como referência, estaremos fatalmente excluindo a qualidade dos jogadores baixos por exemplo, estilo Messi e Xavi, pois se o futebol é resultado, estes jogadores, que hoje perderam, não servem, e voltaremos no tempo em relação a qualidade, afinal, para este modelo, que ele usou hoje, é mais interessante jogadores como Alonso, Pepe e Khedira, que técnicamente são inferiores aos do FC Barcelona.

    Você pode me dizer que o Sneijder jogou ano passado, na equipe dele etc... tudo bem, mas isso afeta demais a base das equipes, amanha haverão milhares de treinadores jogando como ele, e isso sistemicamente vai eliminar a participação de jogadores pequenos, pois boa parte dos treinadores vai dar enfase maior a força, caracteristica que a transição nesse tipo necessita.

    Acho que temos que ter muito cuidado com o modismo da vitória, acho que estamos passando por uma mudança lenta dentro de todas as áreas, areas essas que são levadas a acreditar que o melhor é o que ganha, sendo que talvez o melhor seja aquele que faz o melhor, e acho que nisso o Barcelona nos ensina muito.

    Não quero entrar no mérito do modelo, pois sou bem claro no que considero o modelo de jogo do barcelona melhor, é minha opinião, do que os do Real e da Inter ano passado.

    Quando Distefano e Cruyyf dizem que o Real esta jogando como time pequeno, concordo com eles, pois esta, exatamente pelo que valoriza, a vitória acima de tudo, não importa como, e acho que este é um retrato da nossa sociedade, acho que temos que aprender muito com esta equipe do Barcelona e seu treinador Guardiola, não podemos mudar nossos valores por nada, somos o que somos, não somos uma coisa num dia e outra noutro.

    E para finalizar, fico com a frase do Mascherano:

    "Vim para o Barcelona pois queria jogar na equipe que não é lembrada pelo que ganhou, e sim por como jogou"

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Sim, Professor Luis.

    Também acho que o FC Barcelona é a maior referência da atualidade em forma de jogar futebol e, digo mais, o melhor time que eu já vi atuar em campo. É um exemplo de administração também.

    O que dizer com este post, foi que Mourinho analisou e decifrou o FC Barcelona e ganhou um título (que foi contratado para ganhar)e digo mais, acho que Mourinho deixará o Real Madrid CF na janela de meio do ano, por saber que seu time não tem qualidade. O FC Barcelona é muito superior, mas, o treinador consegue montar um sistema que anula (é pragmático) mas foi eficiente, não entrando no mérito de beleza ou não. Tanto que o Real Madrid CF pode até ser eliminado na UCL pelo rival.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Penso que falta ao Mourinho pelo menos 15 anos de barcelona(esteve lá pelo menos 4) para conseguir criar uma identidade na equipa do Real Madrid,vantagem que leva o Pep porque 'bebeu' do Rexach e do Cruijff muito saber e que,aliado à forma de pensar o jogo,potenciou ao máximo a qualidade dos seus jogadores.Acho que Mourinho já provou que ganha com baixotes(Deco,Alenitchev,Maniche,Essien,Joe Cole,Sneidjer,Cambiasso)e com escadotes.E como diz muitas vezes André Villas Boas,a vitória é sinal de competencia,por isso acho que se a tua equipa consegue chegar ao golo em três passes,porque é que vais querer dar 20?A solução era ficar no meio das duas,talvez assim toda a gente ficasse contente.Não é estranho que o Barcelona apenas tenha criado 2 oportunidades flagrantes de golo durante os 120 minutos?E fico com a impressão que os próximos jogos vão ser ainda mais positivos para o Real Madrid:o Barcelona não é imbatível,a confiança dos merengues está em alta,o tik e taka já não produz grandes surpresas no adversário e ganhar uma taça do Rei nesta altura representa muito do ponto de vista anímico,após uma época desgastante que ainda durará mais um mês.

    ResponderExcluir