Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

domingo, 13 de março de 2011

JOGO PARA POSSE E CIRCULAÇÃO DA BOLA EM AMPLITUDE

 Princípio: Posse e Circulção da bola

Sub-Princípio: Equilíbrio Posicional: Amplitude

Complexidade: 3 (média alta)

Objetivo: Dar largura ao campo na circulação da bola; desenvolver a progressão apoiada da bola; criar situações de finalização de cabeça

Tempos: 6 X 8'                            Rec.: 2'

Adaptação Biológica: Resistência Específica

Materiais: Discos, coletes, cones e bolas

Descrição

Número de jogadores 22 (10:10 + 2 goleiros) Dimensões: 3/4 de campo

Jogo específico 10:10. A equipe de posse de bola procura sempre a progressão no campo de jogo de forma segura. Os zagueiros devem dar a máxima amplitude e procurar realizar triângulos com os volantes e os alas (para facilitar a circulação da bola), só por isso podem entrar no espaço demarcado! Quando a bola chegar no ala, este terá total liberdade no seu corredor para fazer o cruzamento na área. A equipe defensora tentará ficar compacta e fechar os espaços (marcar alto). Quando a bola chegar no ala, os dois atacantes defensores devem ficar na linha do meio-campo para facilitar a transição. Os zagueiros são estruturas fixas 

3 comentários:

  1. Prof. Douglas,
    tenho acompanhado seu blog há algum tempo. Muito boas postagens... gostaria de saber se posso adicionar seu blog na sessão de favoritos do meu site.

    Abraço,
    Alberto Tenan - Treinamento Futebol.

    ResponderExcluir
  2. Fala Professor Alberto!

    Muito obrigado, claro que pode adicionar, não precisava nem pedir! Me sinto honrado com a sua oferta! Abraço e acesse sempre esse humilde meio de comunicação para pessoas que pensam o futebol de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  3. Professor, se assim lhe interessar, discorra sobre os principios metodológicos: propensões, montagem e desmontagem, alternancia horizontal em especificidade e principio da progressão complexa . Ainda é um tema muito complexo para mim. Obrigado!

    ResponderExcluir