Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

domingo, 20 de março de 2011

ANÁLISE DE DUAS VARIÁVEIS OBSERVADAS NO JOGO DO FC PORTO

Hoje observando o jogo FC Porto vs Académica de Coimbra pelo campeonato português 2010-2011, resolvi fazer uma análise de duas variáveis do jogo aplicado pelo FC Porto durante este confronto.

São elas:
  • Passes Errados (PE)
  • Interceptações (I)
Procurei identificar em que setor do campo ocorreriam o maior número de Passes Errados (PE) pela equipe do FC Porto e, em qual setor do campo ocorreriam maior número de Interceptações (I) e, qual há influência dessas duas variáveis para o resultado final do jogo?

Para isso, me baseie na Dissertação de Mestrado do Professor Rodrigo Leitão "Futebol - Análises qualitativas e quantitativas para a verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo". Escolhi o FC Porto, por ser o líder do campeonato português, estar invicto na competição e possuir o treinador André Villas Boas, ex-adjunto de José Mourinho.

Para isso, usei as mesmas marcações que o Professor Rodrigo Leitão no campograma, mas com uma nomenclatura diferente.


Onde:
  • SD = Setor de Defesa
  • STD = Setor de Transição Defensiva
  • SMD = Setor de Meio Defensivo
  • SMO = Setor de Meio Ofensivo
  • STO = Setor de Transição Ofensivo
  • SO = Setor Ofensivo
As variáveis observadas Passes Errados (PE) e Interceptação (I) do primeiro tempo estão em azul e do segundo tempo estão em amarelo. Também está colocada o número de finalizações e de que setores elas ocorreram (lembrando que, só são da equipe FC Porto).

O primeiro tempo terminou FC Porto 0 X 1 Académica de Coimbra:

O gol da Académica se origina de uma bola perdida no STO e oportuniza um contra-ataque fatal contra a equipe do FC Porto. No primeiro tempo o setor que privilegiou o maior número de Passes Errados (PE) para a equipe do FC Porto foi o STO com 16 Passes Errados. E o setor que privilegiou o maior número de Interceptações (I) foi o STD com 13 Interceptações. O que indica que o FC Porto, errou muitos passes na hora de concluir para as finalizações (famoso último passe) e, em consequência disso, interceptou mais bolas próximas ao seu gol. Talvez por isso tenha perdido o primeiro tempo por 1 X 0.

No segundo tempo, o setor que privilegiou o maior número de Passes Errados (PE) foi o SMO com 18 e as Interceptações (I) continuaram sendo o STD com 11. Mas agora, o FC Porto, interceptou 9 bolas SMO e conseguiu fazer dois gols por causa dessas bolas interceptadas neste setor do campo e duas bolas no STO que originou um outro gol. E a diminuição de Passes Errados (PE) no STO caiu para 6 apenas. Com isso, o FC Porto melhorou a qualidade de passes próximo há área adversária e converteu em gol as chances que obteve, através de uma marcação mais alta no campo de jogo, o que dificultou a saída de jogo do Académica de Coimbra. 

Placar final do jogo FC Porto 3 X 1 Académica de Coimbra. O FC Porto segue líder invicto da competição com 13 pontos a frente do Benfica e se enfrentam no próximo dia 03 de abril, se o FC Porto vencer será campeão português por antecipação.

Referência

LEITÃO, Rodrigo Ap. Azevedo. Futebol - Análises qualitativas e quantitativas para a verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo. Dissertação de Mestrado apresentada na Unicamp em 2004.  



Um comentário:

  1. Sim, conheço os trabalhos do professor Rodrigo (artigos publicados)e passo a acompanhar também o blog, isso fortalece o pensamento transformador que vem surgindo no Brasil para novas metodologias de treinamento.

    Abraço.

    ResponderExcluir