Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A ARTE DO PRESSING


O Pressing, é a postura agressiva e conjunta exercida por um grupo de jogadores, mas prefiro, por toda a equipe com o propósito de retomar a posse da bola do adversário ou não lhe permitir que progrida em campo. A sua principal característica é, marcar "forte" em todos os setores do campo onde se encontra um adversário que possa vir a receber a posse da bola.

Pressing, signifca pressionar, apressar (pressionar não apenas o jogador que está com a posse da bola, mas sim, a equipe adversária de posse da bola).

Rinus Michels, nos deixa um relato sobre o 'futebol de pressing':

"Na minha filosofia, desde o momento em que se perde a bola, o objetivo prioritário é recuperá-la. Este é o futebol de pressing".

"[...] Corre-se grande risco porque além de deslocar o homem livre ao meio campo e deixar o dispositivo defensivo sem o homem extra da cobertura, se apenas um jogador não marcar corretamente o adversário que tenha condições de receber um passe, o ataque contrário poderá se concretizar, pois o caminho estará aberto. Por esta razão devemos contar com onze homens inteligentes e adaptáveis. Pedimos inclusive ao goleiro que se poste fora da área penal, para ser um líbero ainda que provisoriamente, para impedir os possíveis ataques do adversário que saiam de passes longos [...]" (Michels, 1987: p. 127)

Hoje a equipe que melhor apresenta esse tipo de jogo é o FC Barcelona.




Nenhum comentário:

Postar um comentário