Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

MELHOR TÉCNICO DO MUNDO EM 2010


A FIFA vai eleger pelo ano de 2010 o melhor técnico de futebol do mundo (prêmio este, que será concedido pela primeira vez pela instituição). Muitos apostam em Vicente del Bosque, técnico campeão do mundo pela Espanha, no mundial da África do Sul. Mas será que um técnico de seleção merece ser consagrado melhor técnico do mundo, com ênfase apenas em 7 jogos de um Mundial e (fora Eurocopa e eliminatórias), com a base da equipe titular quase toda do F.C.Barcelona?



Outros apostam em Pepe Guardiola! Sim, vem demonstrando ser um dos grandes treinadores do mundo, com certeza. Colecionando títulos com o F.C. Barcelona, sem dúvida o clube dono do maior futebol do mundo. Mas é aí que vem a pergunta: conhecemos o Pepe Guardiola do F.C. Barcelona, não treinou nenhum outro clube. Será, que seu sucesso aconteceria num clube de menor expressão?


Não poderia deixar de mencionar José Mourinho. Depois de vários anos como auxilar técnico no F.C. Barcelona. Seu primeiro clube com treinador principal foi no S.L. Benfica (2000/2001) mas não terminou a temporada, pois o novo presidente tinha outros planos para o técnico do S.L. Benfica. No ano seguinte aceitou treinar a União de Leiría, a campanha com este clube o catapultou a um clube grande, o F.C. Porto que começou trabalhando no meio da temporada e em 2002/2003 foi sua primeira temporada completa como treinador princnipal. E ganha as três competições que participa UEFA, Liga e Copa de Portugal. Na temporada 2003/2004, ganha a Liga dos Campeões e Campeonato Nacional. Na temporada 2004/2005 se transfere para o Chelsea F.C. e ganha a Liga Inglesa (primeiro técnico estreiante a ganhar a Liga no seu primeiro ano) e Copa da Liga Inglesa. Depois vai para a Internazionale de Milano e ganha três título italianos consecutivos e mais uma vez a Liga dos Campeões, temporada 2009/2010.

Observando os fatos: José Mourinho é o MELHOR TÉCNICO DE FUTEBOL DE 2010. (na minha opinião). 

P.S.: Feliz 2011 para todos! Muitas conquistas e fortalecimento para o nosso futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário