Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 6 de novembro de 2010

PROPRIOCEPÇÃO E TREINAMENTO DE FUTEBOL


Propriocepção é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio e a realização de diversas atividades práticas. Resulta da interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis e do sistema vestibular, localizado no ouvido interno, responsável pelo equilíbrio. A propriocepção é efetiva devido à presença de receptores específicos que são sensíveis a alterações físicas, tais como variações na angulação de uma articulção, rotação da cabeça, tensão exercida sobre um músculo, e até mesmo o comprimento da fibra muscular.

Sabendo que existe uma estreita relação entre as dimensões de propriocepção e as capacidades coordenativas, que são o objeto central do treinamento básico motor e determinam a etapa inicial da estrutura do treinamento sistemático de longo prazo para a promoção de talentos no futebol. Utilizo essa metodologia preventiva de trabalho com as equipes Sub-11, Sub-12, Sub-13, Sub-14 e Sub-15. Pois sabemos que, nenhuma modalidade esportiva desenvolve todos os grupamentos musculares de modo harmônico. No futebol não poderia ser diferente, pois seu treinamento durante os anos de formação e manutenção propicia adaptações musculares específicas e localizadas em maior proporção nos músculos flexores do quadril e extensores de joelho. Estas adaptações geram desequilíbrios musculares que por sua vez podem levar a distúrbios articulares, como por exemplo, a síndrome fêmoro-patelar.

É dado ênfase nos seguintes segmentos corporais:

· Reforço dos tornozelos;

· Reforço dos joelhos;

· Relação abdômen/paravertebrais.

A propriocepção está voltada para a melhoria na execução do movimento relacionado à utilização de bases instáveis ou movimentos que estimulem o desequilíbrio, fornecendo estímulos que adaptem a articulação e seus grupamentos musculares específicos aos movimentos inerentes ao esporte praticado (no nosso caso, o futebol).

Desta forma, demonstra-se a importância da formação acadêmica para trabalhos de iniciação esportiva com preocupação na boa formação e desenvolvimento harmonioso dos atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário