Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 16 de outubro de 2010

RELEVÂNCIA PRIMORDIAL DO TREINAMENTO NA FORMAÇÃO

"Um treinador de futebol que só sabe de futebol, é um péssimo treinador de futebol" (Autor desconhecido, citado por Mourinho, 2003).
Com base nessa citação, entro no assunto desse artigo semanal. Quando nos reportamos ao processo de operacionalização do treinamento, temos que ter em mente, quem é o responsável por isso? O cérebro. Pois segundo Caldas (1999, p. 132), quando o cérebro porcessa uma determinada informação, ativa sequencialmente, e em paralelo, um complexo arranjo de células nervosas ligadas entre si. Existe assim um componente temporal de sequenciação de entrada (INPUT) em atividades de operadores, e um componente espacial de ocupação topográfica que tem a ver com a localização desses operadores no cérebro. Podemos aceitar que quando um indivíduo se confronta duas vezes com uma situação idêntica, nas duas vezes ativará as mesmas estruturas, já que a ativação das células nervosas é um processo desencadeado pelas ocorrências do mundo exterior que podemos quase considerar um processo adaptativo automático. 

Entrando agora no campo da sociologia, (que fará parte no processo da minha Dissertação de Mestrado), preciso relatar Bourdieu, que diz o seguinte:
"(...) O habitus designa as capacidades inventivas e criativas dos atores sociais, um conjunto de disposições carregadas pelos atores na sua trajetória de vida, sendo também as estruturas estruturantes incorporadas pelos atores sociais em campo da vida social. É a capacidade do indivíduo atuar como agente da estrutura social, como criador e não apenas como simples reprodutor das estruturas dadas" (Bourdieu, 1996, p. 203-211).
Para que possamos melhor compreender essa noção de habitus no futebol, devemos entender o processo de formação de um jogador de futebol. Rodrigues (2002), bem o fez desta forma:
 "(...) a aprendizagem do jogador compreende um habitus, isto é, um capital com o qual ele joga, classifica e constrói realidades. Os jogadores levam a estrutura do clube a que pertence em suas trajetórias. Consciente ou inconscientemente, ele reproduz a maneira e o estilo de jogar do clube formador ou daquele no qual está atuando (...)" (Rodrigues, 2002, p. 28).
Percebemos assim, a importância da formação naquilo que deve ser o entendimento do JOGO na sua essência. O sucesso de escolas de formação como a do Ajax encaixa nesta lógica de estimulação precoce de uma ideia de jogo própria treinada desde bem cedo pois isso facilitará a sua evocação na idade adulta.

Desta forma, explica-se as dificuldades de adaptação de alguns jogadores quando são negociados. Essas dificuldades de adaptação podem ser causadas por diferenças culturais. Assim, o bom jogador no Brasil pode não ser na Inglaterra, porque pode demorar muito tempo para codificar em seu cérebro um estilo de jogo e fazer desaparecer o antigo que já estava enraizado.

Fica assim, evidenciada a relevância primordial do Treinamento na Formação que busca o que será o JOGAR de uma equipe. Pois será ele o responsável pelo sentido de familiaridade e reconhecimento que conduzem aos mesmos padrões de ativação que às decisões exigem durante uma partida de alto nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário