Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 28 de agosto de 2010

COMO QUEBRAR UM PARADIGMA?

Puzzle representativo da Fratalidade em Profundidade - Comportamento Geral Pretendido

Baseado na epistemologia (que significa o estudo do conhecimento) me pergunto: Como quebrar um paradigma?

Primeiro, precisamos saber o que é um paradigma. Paradigma em palavras simples, é a estrutura cognitiva que cada um de nós têm. Baseado nos treinamentos que nós tivemos (formação).

Nesse caso, em se tratando dos treinamentos de futebol, posso analisar e entender o por quê de tantos treinamentos que priorizam a corrente analítica em desprezo à corrente global (ou Periodização Tática). Por quê, nós professores de Educação Física (formados ou não) temos no cerne da nossa formação a corrente analítca como predominante. Esse paradigma portanto, passou a ser usado como a verdade absoluta, tratando de dividir os treinamentos em parte física, técnica, tática, etc. E, não é estranho que refutamos tudo que não seja parecido com isso.

Para que eu possa entender e compreender o por quê José Mourinho se nega a trabalhar da forma convencional, me apeguei na Gestalt. Mas o que é isso? A palavra Gestalt tem origem alemã e surgiu em 1523 de uma tradução da Bíblia, significando "o que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares". Hoje adotada no mundo inteiro significa um processo de dar forma ou configuração. Gestalt significa uma integração de partes em oposição à soma do "todo". A palavra gestalt tem o significado de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos. Uma gestalt é produto de uma organização, e esta organização é o processo que leva a uma gestalt. Dizer que um processo, ou o produto de um processo é uma gestalt, significa dizer que não pode ser explicado pelo mero caos, a uma mera combinação cega de causas essencialmente desconexas, mas que sua essência é a razão de sua existência. Ou em simples palavras, é a capacidade de perceber os problemas existentes conforme a sua formação.

Mourinho percebeu os probemas existentes nos treinamentos analíticos e a partir de sua formação (estrutura cognitiva) desenvolveu uma forma de treinamento única para o seu Modelo de Jogo e que vem dando muitos resultados positivos. Mas como os paradigmas que são usados na diferenciação entre o que é ciência ou não-ciência, tem haver com os treinamentos de futebol? Já que o futebol não é uma ciência. Mas como relata J. Bangsbo "o futebol não é ciência, mas a ciência pode ajudar a melhorar o rendimento do futebol". Posso dizer que, Mourinho quebrou um paradigma frente as metodologias de treinamento no futebol. 

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