Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 17 de julho de 2010

USAR BEM A AMPLITUDE E PROFUNDIDADE DO CAMPO RESULTA EM GOL


Este é um fenômeno dos mais interessantes no futebol. Pois, num espaço tão amplo, como o de um campo de jogo, a equipe bem treinada tem de se valer do recurso de saber usar a amplitude e profundidade do campo, não permitindo deixar grandes espaços vagos entre os jogadores (tanto em posse de bola como sem ela). Mas hoje, falarei apenas em posse de bola. 

O que eu chamo de amplitude é a largura do campo (horizontal), uma equipe bem organizada posicionalmente no espaço de jogo, terá uma posse de bola de forma equilibrada e seus jogadores estarão dispostos geométricamente em campo para receber essa bola em condições ideais de jogo (ocupação racional do espaço) e trabalhá-la com circulação da bola e viradas de jogo (velocidade coletiva), até que consiga desorganizar a defesa do adversário para poder dar profundidade ao jogo .

O que eu chamo de profundidade é o comprimento do campo (vertical), uma equipe com jogadores com boa visão de jogo e bons passes médios e longos, podem verticalizar o jogo e deixar um companheiro em plenas condições de marcar um gol, desde que, esse jogador tenha entendimento da Regra 11, impedimento. 

É o que o Barcelona F. C. vem fazendo e muito bem ao longo das últimas temporadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário