Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sexta-feira, 9 de julho de 2010

MUDANÇA, TRANSFORMAÇÃO. O QUE É MELHOR PARA UM CLUBE ?


Quando há uma troca de treinador em algum clube, eu me pergunto, será que a diretoria do clube está procurando uma mudança ou quer uma transformação?

Vou explicar melhor. Eu entendo que uma mudança significa na troca de pessoa que está no comando (no caso do futebol o treinador), geralmente quando se troca o treinador muda-se a comissão técnica toda, mas o trabalho será o mesmo (mesma rotina de treinamentos tradicionais), ou seja, apenas troca-se quem vai realizar o trabalho. E no início, isso surte efeito, pois o grupo de jogadores querem mostrar para a nova comissão técnica que estão dispostos há serem titulares. A chamada mudança psicológica, mas com o passar do tempo tudo volta como estava antes, resultados negativos, novas especulações sobre troca de treinador e por aí vai.

Mas quando se trata de uma transformação, o clube quer algo mais. E é isso que o Real Madrid C.F. quer ao contratar José Mourinho, uma transformação. A transformação diz respeito há algo novo, diferente do realizado até então. E no caso do futebol o que seria esse algo novo, diferente, se como dizem por aí, "no futebol não tem mais nada o que inventar". A metodologia de treinamento de José Mourinho, isso é a transformação. Mourinho se recusa a trabalhar como os demais treinadores, ele não está preocupado com as cargas físicas do treinamento, ou com aspectos quantitativos, por exemplo, o uso de frequencímetros para aferição da frequência cardíaca para através dela, saber a suposta intensidade do esforço em uma sessão de treinamento. E pergunto? Qual será o intervalo da frequência cardíaca ideal para uma basculação coletiva até a direita para, pressionar o lateral esquerdo adversário com a posse da bola? 

Mourinho acredita que os aspectos quantitativos são redutores, um bloqueio epistemológico e, portanto metodológico. Para ele o que importa é o Modelo de Jogo (aspectos qualitativos) a ser criado e implementado junto com os jogadores, pois como ele diz: "Craque, craque é a equipe." E isso se constroi no treinamento, nas mudanças de comportamentos, através da operacionalização desse treinamento ao longo da temporada.

Nesse ano, teremos o prazer de assistir um grande Campeonato Espanhol, com grandes confrontos entre Barcelona F.C. e Real Madrid C.F. (em transformação). E eu acho isso melhor para um clube. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário