Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 3 de julho de 2010

JOSÉ MOURINHO E SUAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÉ-TEMPORADA


No início do ano de 2009, tive há oportunidade de conhecer um profissional altamente capacitado. O professor Michel Huff, com quem tive há oportunidade de estagiar. E dentre nossas muitas conversas (sobre as metodologias de treinamento) uma era unânime, há de José Mourinho. O professor Michel Huff, me indicou algumas bibliografias (fora do contexto convencional) e, estas eu estou conseguindo graças a outro amigo que está fazendo Doutorado em Portugal, meu amigo Silvio Costa Sampaio. Graças a esses dois amigos e as leituras baseadas na metodologia de treinamento usada por José Mourinho, estou me tornando um profissional mais crítico do que a maioria.

Agora relatarei algumas palavras de José Mourinho referente a pré-temporada (lembrando que, daqui há alguns dias começa a pré-temporada na Europa e aqui no Brasil os clubes estão na inter-temporada). Vejamos o que pensa Mourinho:

"Quando vejo referências as pré-temporadas de nossas equipes e me mostram imagens dos atletas correndo, trabalhando em espaços que não são o campo de futebol, desde a praia ao campo de golfe, me coloco a pensar que estes são métodos superados, para não dizer arcaicos."

"A forma não é física. A forma é muito mais que isso. O físico é o menos importante na globalidade da forma desportiva."

"Não sei onde começa o físico e acaba o psicológico ou o tático. Para mim, o futebol é globalidade, e o jogador também e assim não consigo fazer a divisão."

"Eu não trabalho o físico. E quando dissem que o Porto está muito bem preparado fisicamente, refuto isso totalmente. O Porto utiliza uma metodologia que rompe com todos os conceitos tradicionais do treinamento analítico."

"Não creio, no futebol de hoje, em equipes que estão bem fisicamente e outras mal. [...] Há equipes adaptadas, ou não, a forma de jogar de seu treinador. O que nós buscamos é que a equipe consiga se adaptar ao tipo de esforço que nossa forma de jogar exige."

"Hoje, em minha metodologia, não há espaço para o preparador físico tradicional."

E aqui no Brasil parece que está metodologia está angariando adeptos, vejamos o que o professor Élio Carravetta, coordenador da preparação física do S.C. Internacional relatou essa semana (25/06/2010) em entrevista ao sitio Universidade do Futebol:

"É até uma declaração forte, mas a preparação física como grande parte da sociedade pensa simplismente não existe. No futebol, ao contrário, o que se busca é o equilíbrio das qualidades físicas para melhorar o desempenho individual através de treinamentos técnicos, táticos, estratégicos e relacionais, e tudo isso pensando no rendimento coletivo das equipes."    

Lembrando que Mourinho também fala que essa divisão cartesiana não existe. O que existe é o Modelo de Jogo, e os treinamentos têm  que priorizar isso desde o primeiro dia da temporada. E sabe também que só o subordinar de todo o processo de treinamento e da supradimensão tática, isto é, a vivência/aquisição hierarquizada de seus princípios de jogo, o permite mobilizar a subdimensão física na singularidade que o seu jogar requisita.

7 comentários:

  1. mto bom seu site. sou um jovem treinador na australia, vim de portugal a 2 anos. a mentalidade aqui em australia e de correr na pre temporada, modelo arcaico de pre temporada. No entanto eu ainda estou a aprender, gostaria de saber como montas um exercicio com carga fisica dentro do modelo de jogo que queres jogar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel, tens um perfil no facebook? Tenho curiosidades sobre Austrália.
      Forte abraço e sucesso sempre.

      Excluir
  2. Olá Emanuel! Todos os exercícios postados aqui tem carga física e podem ser usados para a melhora da preparação física, desde que efetuados com qualidade e estão aplicados para a plataforma tática 1-4-2-3-1.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. eu jogo com 4-1-2-3, portanto vou adptar os exercicios para este sistema. aumentanto a area de treino sera uma boa ideia para melhor a parte fisica?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Emanuel! O que vc não precisa levar em consideração é a velha máxima de volume x intensidade. Na Periodização Tática, vc pode até reduzir os espaços e realizar trabalhos de 4:2, 4:1, 3:1, 6:2, 7:2, etc. que estará trabalhando a parte física dos seus atletas, o que importa mesmo é a SUPRADIMENSÃO TÁTICA e a concentração que seus atletas colocam no trabalho. Isso é o mais difícil, pois a fadiga mental é mais perigosa que a física. Assim, entram os princípios de alternância horizontal em específicidade, progressão complexa e propensões. Fazer essa articulação entre eles e a redução sem empobrecimento é o que tem de diferente na metodologia de Mourinho.

    ResponderExcluir
  5. Quanto a min o importante é criar exercícios tanto em espaços reduzidos e amplos sempre voltado para o modelo de jogo adotado

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela lembrança! Sucesso Juca! ficou muito bom o blog. Estou à espera da nova lista de livros! :) Abraços à todos aí!

    ResponderExcluir