Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 19 de junho de 2010

QUEM TREINA AS SITUAÇÕES DE IMPEDIMENTO?


“Não basta manter boa relação individual com a bola: é preciso aprender a ler o jogo. E desse modo, aprender a se comunicar em meio à ação”. Alcides Scaglia.

Com base nesta citação do Professor Dr. Alcides Scaglia, escrevo a matéria dessa semana. Perguntando: quem treina as situações de impedimento nas sessões de treinamento?

Essa pergunta se torna pertinente, pelo motivo da Regra 11 – Regra do Impedimento, ela é responsável por grande parte da dinâmica de jogo no futebol. Por isso, abordar as inúmeras situações de impedimento nos treinos técnicos e táticos é importante, pois condiciona o atleta a ser cada vez mais eficiente nessas circunstâncias. A produtividade ofensiva de uma equipe está diretamente relacionada à interferência da regra do impedimento nas ações de ataque criadas por ela.

É aqui que entra a importância da formação. Imaginemos uma criança de 14 anos que só jogou o jogo de pelada a vida toda, e agora entrou em uma equipe que participa de competições formais, ela têm muita competência com a bola nos seus pés, mas ela não consegue jogar (ou, não é tão competente, faltam-lhe algumas habilidades), pois a regra do impedimento exige singular estruturação do espaço, que se não dominada, não se alcançará níveis mais elaborados e estruturados (organização espacial) de jogo.

Para que essa situação seja minimizada, os treinamentos com a regra do impedimento devem ser iniciados nas categorias Sub-11 e que seja respeitada a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) desses atletas, para que eles possam entender essa regra de forma clara e possam aplicá-la a seu favor durante as competições.

Enfim, trabalhar com a formação de atletas vai além de se ter “jogado” o futebol, necessitamos é de uma boa metodologia de treinamento e de operacionalização científica para entendermos como funciona o futebol moderno.

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