Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A MONTAGEM DOS PEQUENOS JOGOS

Gama Filho cita Melo (1999), em Garcia e Lemos (2001: p. 102), que sugere uma metodologia centrada na situação de jogo, dividindo o campo de jogo em zonas, no setor ofensivo e defensivo.

Um jogo de futebol tem características físicas, técnicas e táticas semelhantes em todas as partes do campo. Enquanto uma equipe luta para manter a posse da bola, a outra tenta retomá-la. O que acontece no centro do campo é muito parecido com o que acontece nas laterais e também próximo às áreas de gol. Basicamente, o jogo se traduz numa constante disputa pela posse da bola em toda a extensão do gramado. A única coisa que qualifica taticamente os lances nas diferentes zonas do campo são os objetivos a alcançar nas situações de jogo criadas em cada uma delas.

O campo de jogo apresenta zonas táticas imaginariamente demarcadas, onde acontecem situações de jogo características e importantes. Nós treinadores podemos aproveitar as zonas táticas do campo para criar nossos treinamentos. Todas as esquematizações desenvolvidas nas variadas zonas do campo fazem parte da ideia geral do sistema tático que estamos implantando.


Zonas e funções para os defensores durante a montagem dos pequenos jogos:
1. Zona de maior atenção e marcação dos defensores;
2. Zona que tem o objetivo de impedir os cruzamentos;
3. Zona de obstrução à criação do adversário;
4. Zona de atenção e primeiro combate aos atacantes.

Zonas e funções para os meias e atacantes durante a montagem dos pequenos jogos:
5. Zona de criação de jogadas ofensivas;
6. Zona de maior eficência de finalizações através de chutes;
7. Zona de maior eficiência de finalizações com a cabeça;
8. Zona de investidas dos laterais e atacantes.

As zonas do campo demarcadas na imagem acima, poderão ser usadas isoladamente ou em conjunto, dependendo dos objetivos a atingir nos treinamentos. Outras zonas geometricamente idealizadas podem ser criadas para atender às características dos jogadores ou à visão de jogo dos treinadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário