Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 1 de maio de 2010

CIDADES PEQUENAS PODEM SER CELEIROS DE CRAQUES?

A formação do jogador de futebol para o elevado rendimento desportivo é realizada nas Escolas de Futebol e nas divisões de base dos clubes. Compreende as seguintes categorias:

  • Sub 9 anos;

  • Sub 10 anos;

  • Sub 11 anos;

  • Sub 12 anos;

  • Sub 13 anos;

  • Sub 14 anos (Mirim);

  • Sub 15 anos (Infantil);

  • Juvenil (16 e 17 anos); e

  • Juniores (18, 19 e 20 anos).
É, de forma geral, um processo que envolve o adiantamento das qualidades psicomotoras e coordenativas adquiridas na infância e na adolescência. Nele, fica caracterizado a evolução continuada dos componentes físicos, técnicos, táticos, relacionais, cognitivos, mentais e psicológicos. Somemos o desenvolvimento desses componentes às condições naturais do indivíduo trazidas em seu código genético, e tudo isso potencializado pelas atividades que ele realiza no meio social e cultural, mesmo que sem intervenção consciente.

Crianças que convivem em espaços abertos, jogando, correndo, saltando, apresentam mais disposição para o aprendizado do futebol do que crianças que permanecem em espações fechados, interagindo com jogos eletrônicos e atividades de limitada mobilidade. Afinal, os processos de aprendizagem motora são decorrentes das necessidades provocadas pela adaptação e controle do meio ambiente. A criança quando joga futebol, utiliza movimentos naturais adaptados, consequência direta da motricidade geral.

Por isso, a pergunta, cidades pequenas podem ser celeiros de craques... Eu acredito que sim, devido as crianças de moram nessas localidades terem mais disponibilidade de práticas esportivas fora de ambientes propicios para o futebol convencional. Pois se, em uma cidade ele prática o futebol apenas no seu treinamento duas ou três vezes por semana, na cidade pequena ele prática, antes, durante e após os treinamentos, os setes dias da semana se quiser. Por haver uma menor preocupação com a violência e haver locais (mesmo que não tanto apropriados) que o oportunizam essa prática. E desta forma, eles possam alcançar as dez mil horas de prática que caracterizam um expert.



Nenhum comentário:

Postar um comentário