Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

segunda-feira, 10 de maio de 2010

APRENDIZAGEM NO FUTEBOL

Segundo Caldas (1999) o suporte biológico da aprendizagem nos primeiros anos de vida é provavelmente mais estável e talvez estruturante para o que vier a ser aprendido depois. Por outro lado, variáveis como a frequência de utilização também se têm revelado de importância para o arquivo cerebral da informação. O que é mais frequentemente utilizado tem mais suporte que aquilo que raramente se usa.

Se fizermos uma reflexão sobre isto aplicado ao futebol percebemos a importância da formação naquilo que deve ser o entendimento do Jogo na sua essência. O processo de escolas de formação como a do Ajax encaixa nesta lógica de estimulação precoce de uma ideia de jogo própria treinada desde bem cedo pois isso facilitará a sua evocação na idade adulta.

Por esta leitura, eu entendo que a aplicação de Princípios da Periodização Tática na sistematização e operacionalização dos treinamentos de categorias de formação, podem ser o divisor de águas, para uma qualidade superior de um menino que já vivenciou isso em fases de início de treinamentos, em relação há aqueles que nunca tiveram essa oportunidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário