Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

sábado, 10 de abril de 2010

OS JOGOS DE INTELIGÊNCIA OU PEQUENOS JOGOS


Esses tipos de treinamentos, desde quando surgiram, tornaram-se uma excelente forma de se aprimorar, técnica e taticamente, o futebol. Sofreram muitas transformações até chegar no hoje são chamados de jogos de inteligência, pequenos jogos ou ainda jogos situacionais.

São basicamente, treinos de situação táticas na forma de jogos, em pequenos ou grandes espaços e podendo ser com número reduzido de jogadores. Seu objetivo é, além de enfocar as questões técnico-táticas do jogo, desenvolver especialmente as funções intelectuais dos jogadores atendendo às exigências crescentes de um futebol competitivo e inteligente. Os pequenos jogos são criados, cada qual com o seu objetivo, mas todos eles atuam, de maneira geral, nas valências físicas, técnicas e táticas. Justamente por abordarem elementos táticos específicos, os pequenos jogos são muito eficazes naquilo que desenvolvem. A montagem desses treinamentos obedece ao princípio básico de simular as situações mais próximas da realidade dos jogos oficiais.

Os pequenos jogos, personalizados à ideia de jogo do técnico, dão a motivação especial aos treinos, ao mesmo tempo em que os elementos táticos do sistema são assimilados pelos jogadores. É preciso que o técnico deixe claro ao grupo as características da nova metodologia de treinamentos. Passar ao grupo a sua importância na evolução da equipe contribuirá muito para a aceitação do método.

DRUBSCKY, Ricardo. O Universo Tático do Futebol: escola brasileira   Belo Horizonte, MG: Health, 2003, p. 203-204.

Nenhum comentário:

Postar um comentário