Abordagem de Ensino Baseada no Jogo

quinta-feira, 11 de março de 2010

MOVIMENTAÇÕES DEFENSIVAS: aprendizagem ao caso


As movimentações defensivas individuais ou coletivas, comumente chamadas de marcações, consistem em um dos princípios mais exigidos dos jogadores em uma equipe de futebol durante as partidas. Mas tenho observado que, diferente de como ensinamos o passe e o chute, e cobramos dos atletas um bom rendimento nesses princípios durante as partidas, talvez por, termos dedicado maior tempo em nosso microciclo semanal com exercícios que priorizam esses princípios, os movimentos defensivos, em muitos casos, são deixados ao acaso no processo ensino-aprendizagem-treinamento da técnica individual.


Desta forma proponho, que os movimentos defensivos, sejam eles, individuais ou coletivas, sejam exercitados nas sessões de treinamentos.

O primeiro passo é o ensino dos movimentos defensivos individuais, exercitando o passe, o chute, o drible, mas sempre com a marcação (oposição). Pois, sempre observo que estes trabalhos são realizados com a bola e sem oposição, o que quase nunca ocorerrá numa partida de futebol (especificidade no treinamento), assim, o processo de ensino da técnica da marcação é muito pouco exercitada.

O segundo passo, é o processo de ensino de movimentos defensivos coletivos, onde trabalhamos com a equipe diversas formas de defesa, sempre em função das situações que a partida nos impõem.

Se conseguirmos colocar esse trabalho da técnica em prática, estaremos contribuindo para uma formação completa de um futuro profissional valorizado no mercado esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário